Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O VOLUNTARIADO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
REBECA CARANHA ARAUJO (Relator)
ALBERT EINSTEIN TAVARES DE SEIXAS
BRUNA AMORA GUEDES
DEISIANE DUARTE RODRIGUES
HENRY WALBER DANTAS VIEIRA
LARA ABREU RIBEIRO ALVES
SUELLEN OLIVEIRA DE SOUSA
STEPHANY DOS SANTOS AMARAL
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Os saberes da enfermagem provêm de inúmeros campos do conhecimentos, sendo um arranjo de ideias e conceitos, os quais estão inclusos e interferem no processo do cuidar e o saber cientifico do cuidado permite ao enfermeiro ter a possibilidade de um alcance de autonomia profissional e o voluntariado possibilita ao acadêmico uma visão de distintas realidades e isso faz com que desenvolvam um espírito crítico com criatividade e tolerância, e, principalmente um respeito pelo ser humano para o qual será oferecido o cuidado. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes do curso de graduação em enfermagem que organizaram uma ação solidária que consistia em doações para instituições carentes do município de Manaus-AM, enfatizando na importância do voluntariado na vida acadêmica. METODOLOGIA: Os acadêmicos se mobilizaram no primeiro semestre de 2015 para arrecadar roupas, alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal, e dividiram de acordo com a necessidade de cada instituição. distribuição das doações aconteceu em uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes portadores de deficiências neurológicas e físicas, em um lar que abriga ex-moradores de rua somente do sexo masculino, e para uma instituição de longa permanência para idosos, foram destinadas também a uma instituição que abriga mulheres vindas do interior do Amazonas em tratamento de câncer de mama e que não tem lugar para ficar na capital. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a história e a estrutura de cada entidade e as doações recolhidas foram todas realizadas pelo corpo acadêmico da escola de enfermagem de Manaus. RESULTADOS: Observou-se que é importante que os discentes pratiquem o voluntariado e tenham uma educação humanitária, por isso torna-se relevante esta prática de tal forma que a realização de ações sociais pelos estudantes, os mobilizem para o exercício da cidadania, a partir disso colaborando com a formação de profissionais conscientes e com responsabilidades sociais. Conclusão: A experiência despertou a busca pelo conhecimento humanitário que transcende o perfil técnico da profissão sobrepondo as barreiras de uma universidade e hospital. Na visão dos acadêmicos de enfermagem o voluntariado é um meio de crescimento pessoal, humanizado e profissional podendo gerar atendimento humanizado e de qualidade gerando fortalecimento das relações interpessoais e a responsabilidade social.