Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIA ATIVA: UMA EXPERIÊNCIA ÊXITOSA NA DISCIPLINA DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Autores
AYSLANE DA SILVA SOUZA (Relator)
ALINE ALVIM FERREIRA
PAOLA MOREIRA SOARES
JÚLIA CLÁUDIO CAMPANHOLI
PATRÍCIA COSTA DOS SANTOS DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A profissão de enfermagem exige competências e habilidades para se adaptar a diversidade de cenários e situações da prática clínica. Nesse sentido, a Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE) torna-se uma ferramenta que possibilita a utilização de tais competências e habilidades para que se alcance a excelência no cuidado de enfermagem. Dessa forma, faz-se necessário que a formação o enfermeiro propicie o desenvolvimento de tais competências, nesse aspecto as metodologias ativas, estimulam o raciocínio clínico e o protagonismo dos estudantes na construção do processo ensino-aprendizagem de forma crítica. Objetivo: Relatar a experiência dos alunos na disciplina de SAE. Relato de experiência: As práticas da disciplina SAE foram realizadas no ano de 2017 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em três setores: Clínica Médica, Cirúrgica II e Pronto Socorro, os participantes foram os alunos do terceiro período da Graduação de Enfermagem. Durante as atividades, os alunos eram estimulados a levantar os problemas, realizar o exame físico e identificar os diagnósticos de enfermagem prioritários, os resultados esperados e as intervenções de enfermagem. Ao final os alunos discutiam os casos e elaboravam os estudos de caso. Resultados: No levantamento de dados era recolhido informações sobre estilo de vida, relação social, doenças já existentes, praticas religiosas, fatores de riscos ambientais e históricos de doença familiar. Posteriormente realizavam-se os exames físicos de cabeça e pescoço, cardiológico, sistema gastrointestinal e respiratório onde, os alunos já começavam a interligar possíveis diagnósticos de enfermagem, sendo que essa vivência foi essencial aos discentes para o desenvolvimento do raciocínio clínico, diálogo, interação e visão crítica. Outro ponto chave muito interessante para o grupo era a realização de diagnósticos de enfermagem pelo NANDA North American Nursing Diagnosis Association, com isso era possível realizar uma intervenção para tal problema do paciente, finalizando com a anotação de enfermagem relatando todos os procedimentos realizados, abrindo a visão no campo de enfermagem. Conclusão: É de fundamental importância para a formação acadêmica de enfermagem a utilização da metodologia ativa na disciplina de SAE, pois, nela podemos vivenciar o papel do enfermeiro como administrador de cuidados, ao paciente.