Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
Autores
AYSLANE DA SILVA SOUZA (Relator)
ISABELA MACEDO VITORINO DOS SANTOS
GABRIELA RODRIGUES DOS SANTOS
PATRICIA MAGNABOSCO
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Monitoria é uma particularidade de ensino-aprendizagem dentro das necessidades de formação acadêmica direcionada ao acompanhamento das atividades docentes. A disciplina de Fundamentos de Enfermagem é ministrada no quarto período do curso e tem como principal objetivo o ensino das técnicas de enfermagem necessárias no processo do cuidar do usuário fundamentada na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Na disciplina de Fundamentos de Enfermagem o monitor auxilia atividades de ensino através de aulas teóricas, práticas no laboratório de habilidade e práticas em campo, no caso, junto à assistência aos pacientes internados no hospital, bem como nas atividades de planejamento e avaliação da disciplina. Tais atividades estimulam o interesse do monitor pela docência possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento da disciplina. Objetivo: Relatar as experiências na atividade de Monitoria na disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Metodologia: Trata-se de um relato de experiências vivenciadas enquanto monitor da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no período de abril a julho de 2018. Resultados e Discussão: A aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo monitor, através do ensinamento das técnicas hospitalares tanto no laboratório quanto dentro hospital, juntamente com instruções de elaboração e apresentação de estudo de caso clinico, colabora para melhoria da formação do aluno na graduação e desenvolve o interesse e gosto pela carreira docente e o estímulo para a pesquisa. Conclusão: A monitoria ajuda despertar no discente a aptidão pela área de docência e amplia o seu conhecimento pela área da assistência do cuidado de enfermagem ao cliente, visando também um olhar critico como futuro profissional.