Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título CARACTERIZAÇÃO DAS TELECONSULTORIAS DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE HIPERTENSÃO EM MATO GROSSO
Autores
EVERLLYN SUAREZ DA SILVA (Relator)
EVERLLYN SUÁREZ DA SILVA
MAGALI OLIVI
ISABELE TORQUATO MOZER
ANDRESSA FERNANDA MATIAS OLIVEIRA BELLO
MARIA CONCEIÇÃO DA ENCARNAÇÃO VILLA
MARIA CRISTINA GUIMARO ABEGÃO
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O Telessaúde Brasil Redes, instituído no país em 2007, objetivou melhorar a resolubilidade do Sistema Único de Saúde. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve realizar atividades orientativas de prevenção de agravos e promoção da saúde dentro da comunidade por meio de visitas domiciliares e ações individuais e/ou coletivas. Apesar da sua reconhecida importância dentro deste contexto, ainda possuem desafios como a falta de qualificação, sobrecarga de trabalho, dificuldade no desenvolvimento de ações coletivas e de trabalho em equipe. Considerando que no estado de Mato Grosso a incidência da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é 20,8%, conhecer as principais demandas dos ACS sobre o tema se torna importante para dar subsídio ao seu processo de trabalho. Objetivo: caracterizar a utilização da plataforma do Telessaúde Mato Grosso pelos ACS sobre a temática HAS. Método: Pesquisa de abordagem quantitativa, de caráter descritiva e exploratória. Os dados foram extraídos da plataforma de teleconsultorias solicitadas entre o período de junho de 2016 a maio de 2018 e categorizadas segundo a Classificação Internacional de Atenção Primária com os padrões K85, K86 e K87, resultando em 49 consultorias. Após leitura das teleconsultorias, os dados foram agrupados em Fatores de risco, Sinais e sintomas, Complicações, Prevenção, Orientação diária, Papel do ACS, Alimentação e Atividade Física. Este estudo está vinculado a pesquisa matricial Telessaúde: impacto no exercício profissional dos trabalhadores de saúde? Resultados: O subtema mais solicitado foi Orientação diária (64,58%) que se referia à adesão ao tratamento. Infere-se que os ACS necessitam de educação permanente sobre HAS sendo que, as dúvidas apresentadas são de conhecimento básico. Este dado é importante para este profissional pois é o primeiro a ser buscado pela população, daí a necessidade de estar apto para as fornecer orientações. Outro dado que apareceu foi sobre alimentação e atividade física (20,84%), o que demonstrou que estes profissionais estão atentos à prevenção/controle da hipertensão. Conclusão: Identificado a necessidade de formação dos ACS sobre HAS e a estimulação do uso do Caderno Informativo sobre HAS disponível na plataforma do Telessaúde MT, visto que aborda a maioria das questões apresentadas podendo auxiliá-los nas atividades com os usuários e familiares.