Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE APLICADA À PACIENTES DO PROGRAMA HIPERDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
RUTH SILVA DE OLIVEIRA (Relator)
CLÁUDIA CRISTINA PINTO GIRARD
RILDILENO LISBOA BRITO DA SILVA
RODRIGO SOUZA CARDOSO
THAINÁ LAIZE DE SOUZA PAPACOSTA
VANESSA DO SOCORRO LISBOA BALIEIRO
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Hiperdia, criado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Assistência Farmacêutica para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), possui como objetivo cadastrar, atender e acompanhar portadores de hipertensão e diabetes, para ampliar ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dessas doenças. Este estudo objetiva relatar a experiência vivenciada em uma Unidade Básica de Saúde, por acadêmicos de enfermagem no município de Tucuruí-PA, no período de outubro a novembro de 2016 e relacionar as ações assistenciais realizadas na Unidade e as preconizadas pelo Ministério da Saúde, quanto ao programa Hiperdia. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, a partir de uma ação educativa com hipertensos e diabéticos, utilizou como técnica de coleta de dados o diário de campo e a observação participativa nas atividades clínicas e gerenciais da unidade. Inicialmente, foram realizadas visitas domiciliares dos acadêmicos, acompanhados pelo Agente Comunitário de Saúde, juntamente com a professora de Enfermagem Comunitária II, aos hipertensos e diabéticos cadastrados no programa Hiperdia. Após a realização das visitas, houve uma intervenção educativa, com 43 pessoas através de dinâmicas e palestras, com a participação de profissionais como, nutricionista, educador físico e enfermeiros. Para tal, os temas foram abordados de acordo com as dúvidas mais prevalentes dos participantes por meio da identificação das causas, da quebra de mitos e dos fatores relacionados aos agravos decorrentes da baixa adesão ao tratamento e não aceitação do estado clínico e crônico. A ação educativa contou com a participação de uma nutricionista, para enfatizar os aspectos referentes à alimentação saudável, além disso, foi acrescentada à ação, um educador físico, que fez demonstrações de exercícios físicos que podem ser realizados pelos usuários hipertensos e diabéticos como estratégia de prevenção de agravos à saúde. Durante a implementação da ação educativa em saúde, observou-se uma ampla participação da comunidade, demonstrando a compreensão do que foi proposto. Tendo essa, interagido nas palestras e dinâmicas, compartilhando experiências e quebrando tabus a respeito do assunto. Diante disso, obteve-se êxito ao sensibilizar a população quanto aos riscos e agravos de diabetes e hipertensão e a importância da adesão integral ao Hiperdia por essa população.