Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO POR PARES: UMA METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
Autores
IAGO ORLEANS PINHEIRO MONTEIRO (Relator)
GIOVANNA MENDES DA SILVA MAIA
GILSIRENE SCANTELBURY DE ALMEIDA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A promoção de saúde contribui para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos por meio da disseminação do conhecimento concernente aos aspectos de cuidado, buscando tornar o usuário responsável pela sua saúde. Todavia, alguns fatores interferem no sucesso das ações promotoras de saúde e torna-se pertinente a adoção de meios que facilitem este processo. Nesta conjuntura, tem-se a intervenção em saúde operacionalizada por pares educadores, esta visa uma forma de educação baseada na proximidade da realidade da população alvo e suas influências. Assim, reconhecendo o papel que os pares exercem no âmbito universitário e as problemáticas encontradas no contexto recreativo de Coimbra-Portugal, o projeto Antes que te Queimes busca reduzir os danos relacionados ao excesso do consumo de bebidas alcóolicas durante as festividades acadêmicas e utiliza-se de estudantes universitários para a realização de intervenções de rua. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos durante a participação em um projeto de educação por pares no contexto europeu. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo Relato de experiência. Utilizou-se o método de sistematização de experiências de Holliday (2006) que propõe cinco etapas: 1) O ponto de partida; 2) As perguntas iniciais; 3) Recuperação do processo vivido, inserido no campo da metodologia; 4) Reflexão de fundo, inserida nos resultados; 5) Por fim, o ponto de chegada, onde por intermédio da conclusão, tornou-se exposta a relevância da experiência para o contexto da saúde pública e enfermagem. Recuperação do processo vivido: A experiência ocorreu no âmbito da mobilidade internacional realizada em Coimbra-Portugal por acadêmicos de enfermagem do Amazonas. Na oportunidade, ocorreu a participação no projeto “Antes que te Queimes”, no qual, participaram da formação de educadores e da intervenção durante a “Queima das fitas”, uma festividade tradicional da comunidade acadêmica de Coimbra. Resultados: O aconselhamento par-a-par feito durante as ações de tiveram por base uma abordagem focada no diálogo, que buscou promover a literacia e adesão de comportamentos que favoreçam a saúde e a segurança dos participantes das festas. Assim, constatou-se que a educação por pares se torna uma alternativa relevante para a promoção de saúde. Conclusão: A experiência contribuiu para a formação dos futuros enfermeiros diante do aprendizado de novas estratégias para a promoção da saúde da comunidade.