Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA NA VALORIZAÇÃO DO ENFERMEIRO
Autores
GIOVANNA BIANCA FIGUEIRA ROCHA (Relator)
NATHALIE OLIVEIRA SILVA
ISABELA MACEDO VITORINO DOS SANTOS
RICARDO GONÇALVES DE HOLANDA
ELIAS JOSÉ OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A prática clínica fundamentada em estudos legitimados é entendida por Prática Baseada em Evidência (PBE). Tal abordagem é constituída por sete etapas sendo elas: cultivar um espírito de investigação, solicitar, adquirir, julgar, aplicar, avaliar e divulgar os resultados obtidos. Contudo, apesar de sua relevância, no Brasil este método não é frequentemente abordado no âmbito acadêmico, consequentemente torna-se pouco utilizado por profissionais da área da saúde, evidenciando a necessidade da formação do raciocínio crítico e o hábito do uso dessa estratégia. Objetivo: Analisar diversos estudos acerca da PBE através da revisão integrativa, enfatizando a sua importância na formação do enfermeiro, bem como em sua prática profissional, tanto docente quanto assistencial. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, com suas seis etapas, que teve como questão norteadora: Qual o impacto do uso da PBE na Assistência em Enfermagem? Utilizou-se como base de dados as plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed (Medline e Chocrane a partir dos descritores “Prática Clínica Baseada em Evidência”, “Bacharelado em Enfermagem” e “Educação” onde selecionou-se artigos completos na língua portuguesa e inglesa. Resultados e Discussão: Observando a baixa taxa de abordagem e adesão da PBE no ambiente acadêmico e hospitalar, respectivamente, percebe-se que os principais desafios a serem vencidos para sua efetivação são a falta de conhecimento sobre essa estratégia, de costume, de tempo, o grande leque de informações ofertadas e a falta de familiaridade com a tradução do conhecimento de melhor evidência. Conclusão: Infere-se que o uso da PBE é de grande valia tanto para o profissional da enfermagem, bem como para cada indivíduo assistido por eles. Tendo em vista que a sua implementação proporciona a potencialização da assistência, trazendo a possibilidade de uma intervenção mais eficaz e a otimização dos resultados, além de ofertar maior segurança ao paciente, maior desempenho e melhora de sua condição clínica. Palavras-chave: Prática Clínica Baseada em Evidência; Bacharelado em Enfermagem; Educação.