Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título REFLEXÕES TEÓRICAS NA PRÁTICA DOCENTE EM ENFERMAGEM
Autores
MARIA DA PENHA DA SILVA (Relator)
ANSELMO AMARO DOS SANTOS
ELIZABETH CORREA FERREIRA GALVÃO
ADRIANA DA SILVA DE MORAES
LOURDES APARECIDA GALEGO VALERO
JUVENAL TADEU CANAS PRADO
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A palavra formação indica o processo de educação ou de civilização, que se expressa nas duas significações de cultura: compreendida, de um lado, como educação e, de outro, como sistemas de valores simbólicos. Objetivo: Conhecer através de revisão bibliográfica as publicações sobre o ensino superior no Brasil, especificamente no curso de enfermagem. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica, visando estudar as alterações no ensino superior do curso de enfermagem. Foi realizada uma pesquisa nas seguintes bases de dados: Scielo, Lilac, BVS, Medline, Pubmed utilizando como palavras-chaves os termos “educação superior, “curso de enfermagem”, “alterações no curso de enfermagem”. Após a leitura dos resumos dos artigos foi realizada uma pré-seleção, de acordo com os objetivos do estudo. Os critérios de inclusão foram publicações que disponibilizam o artigo na íntegra e que incluíram o tema proposto. Resultados: A temática da formação do enfermeiro está, cada vez mais, sendo debatida entre os enfermeiros que atuam na educação profissional e, por vezes ainda, apresentada como um modismo a ser seguido. Na formação do enfermeiro, a ênfase está em aprender a aprender e aprender a pensar, habilidade está também exigida para aqueles que ensinam, pois para formar um novo enfermeiro é necessário que o docente desenvolva um processo de (des) construísse, ou seja, que pense, duvide, questione se disponibilize a fazer isto, realizando a conexão entre a educação e a prática ,entre as instituições formadoras e o mundo do trabalho, com olhar e atitude investigativos, possibilitando a vivência de experiências enriquecedoras da aprendizagem. Conclusão: A busca do saber em enfermagem aproxima a prática da enfermagem à prática da educação, na medida que o enfermeiro, na condição de educador, utiliza o processo ensino-aprendizagem em todas as suas ações de cuidado, encaradas como sendo aquelas dirigidas não só ao paciente e família, mas também aos alunos, à equipe de enfermagem e aos procedimentos técnicos. Dessa forma, requer, dos enfermeiros, uma competência reflexiva em busca de uma ação mais efetiva.