Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título UTILIZAÇÃO DO KANBAN NA GESTÃO DE LEITOS HOSPITALARES
Autores
GABRIELA MASCHIO SEMIM (Relator)
GABRIELA MASCHIO SEMIM
MEIRE ALINE PINHEIRO MAZONI
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Um grande desafio enfrentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) refere-se ao modelo de atenção à saúde que, voltado para o atendimento à demanda espontânea, é inadequado para atender ao atual perfil epidemiológico. Os serviços de saúde enfrentam problemas de superlotação diariamente. Dessa forma, torna-se necessário que os hospitais façam a gestão de seus leitos, diminuindo o tempo de permanência. O kanban é uma ferramenta de gestão utilizada para gerenciar os pacientes, e indica o tempo de permanência, fator de grande importância na superlotação. Objetivos: Identificar na literatura, as estratégias que o Kanban possibilita na realização da gestão de leitos, analisando seus processos e sua efetividade, minimizando assim a superlotação nos serviços hospitalares. Metodologia: Estudo de revisão bibliográfica com abordagem no Kanban. Realizada busca de dados por meio de consulta de publicações nas bases de dados Scielo, Lilacs, e Google, publicadas no período de 2012-2018, com resumos disponíveis nos bancos informatizados e textos completos na internet. Utilizado as palavras chaves gestão de leitos e kanban, sendo encontradas 205 publicações. Na primeira etapa, verificado o título das publicações, sendo eliminados aqueles que não continham as palavras. Seguiu-se a pesquisa com a leitura dos resumos, descartando aqueles que não abordavam o tema do estudo. Na última etapa, foi realizada a leitura completa dos estudos. Após análise, foram encontradas somente 10 estudos que falavam sobre o kanban, sendo 09 encontrados no Google e 01 no Lilacs. Todos foram utilizados como objeto do trabalho. Resultados: O Kanban mostra a situação do local, impulsionando a gestão da clínica. A palavra kanban em japonês possui vários significados, entre eles cartão, painel, símbolo por cores, e é utilizado para controlar a produção diminuindo os estoques de material, e produzir o necessário no tempo certo. Na área da saúde, o kanban é uma ferramenta de qualificação do gerenciamento do cuidado, que identifica e localiza o paciente, identifica a equipe responsável e indica o tempo de permanência. Conclusão: Dos dez estudos encontrados com a temática pesquisada, todos descrevem o significado e a origem da palavra kanban como sendo uma palavra de origem japonesa. Não se sabe afirmar como o instrumento chegou à área hospitalar como ferramenta de gestão, porém ele tem se mostrado um instrumento eficiente na gestão do tempo de permanência dos pacientes e na gestão de leitos.