Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ¬A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR PARA A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores
ALINE ALVIM FERREIRA (Relator)
LARA ADRIANE DO CARO MARTINS
ANA CAROLINA SILVA GONÇALVES
GIOVANNA BIANCA FIGUEIRA ROCHA
AYSLANE DA SILVA SOUZA
GABRIELLA MARIELLA MURER
SUELY AMORIM DE ARAÚJO
RICARDO GONÇALVES DE HOLANDA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O estágio é um momento muito importante para a formação pessoal e profissional do estudante de Enfermagem, uma vez que se lida com a vida humana, é preciso preparo para os desafios de formação, construção de habilidades e competências. Ao longo da graduação, acadêmicos de enfermagem pouco vivenciam o atendimento pré hospitalar (APH). Este atendimento consiste na assistência fora do hospital, utilizando meios e equipamentos disponíveis no local, que podem aumentar as chances de sobrevida do paciente. Este rápido atendimento é capaz de fazer a diferença, amenizando sintomas e diminuindo o quadro de possíveis sequelas, sendo assim, o serviço de APH, exige conhecimentos prévios para resgate e estabilização da vítima. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas durante o estágio por alunos do curso de graduação, participantes da Liga de Urgência e Emergência em parceria com uma empresa de Atendimento Pré-Hospitalar. Metodologia: Com o objetivo de inserir estes alunos no contexto real das emergências médicas, foram desenvolvidos treinamentos que contemplavam como referência os procedimentos e instruções do PHTLS, avaliação de escalas, montagem dos equipamentos e medicamentos e organização da ambulância. A vivência em ambiente de prática real foi realizada mediante plantões diurnos contemplados em escala, em que os alunos acompanhavam as equipes nas Unidades de Suporte Avançado (UTI móvel). Resultado: Ao longo do estágio os alunos acompanharam as ocorrências tanto nas viaturas de suporte básico quanto nas de suporte avançado e também lhe foram ministradas aulas com temas sobre paciente politraumatizado, hemorragias, suporte básico de vida, parada cardiorrespiratória (PCR), manobras de vias aéreas, resgate, engasgo, convulsão, entre outros. Todo este conhecimento contribuiu para habilidades e competências fossem desenvolvidas na área de Urgência e Emergência. Propiciou um enriquecimento prático, uma compreensão sobre trabalho em equipe, estrutura física, além de também fortalecer o aspecto emocional para tomada de decisões, com mais confiança a aptidão para condução correta no atendimento. Conclusão: O estágio ofertado aos alunos foi de grande importância para o aprendizado. A relação dos alunos com o ambiente tornou o estágio diferente do ofertado pela Universidade, aumentando o conhecimento teórico-prático. O acompanhamento também estimulou desenvolver habilidades, segurança e maturidade emocional para o APH.