Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ESF NA NUVEM: O USO DO GOOGLE DRIVE COMO FERRAMENTA DE ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA EQUIPE
Autores
LETÍCIA TEIXEIRA QUARESMA (Relator)
MARIA LUCILENE PEREIRA GARCIA
ROBERTA RODRIGUES TROTTA
ANGELA MARIA CALDAS DO CARMO
ELIANE AQUINO DE MENEZES CARDOSO
MÁRCIA MARIA PEREIRA RENDEIRO
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica (Brasil, 2017) a Atenção Básica é estruturada como primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do SUS, sendo constituída por uma equipe multidisciplinar que cobre toda a população, integrando, coordenando o cuidado e atendendo as necessidades de saúde das pessoas do seu território. Torna-se um desafio para a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) a coordenação do processo de trabalho de forma a suprir todas as necessidades da população adstrita, principalmente quando não se dispõe de ferramentas adequadas para facilitar o trabalho. Para Pinto e Rocha (2016), as mídias sociais têm sido utilizadas como forma de dinamizar o fluxo de dados e informações para a tomada de decisão, contribuindo para a questão da produção do conhecimento em redes e a ampliação dos canais de comunicação para acesso aos serviços de saúde. Objetivo:Facilitar a organização e comunicação da equipe de ESF através do Google Drive e suas ferramentas. Metodologia: Este estudo baseia-se no relato de experiência de uma Unidade Básica de Saúde, formada por cinco equipes de ESF no Vale do Paraíba - São Paulo, no uso do Google Drive como uma ferramenta de trabalho. Resultado e Discussão: O uso de papel é um dificultador no processo de acompanhamento de uma comunidade dinâmica, com entrada e saída de usuários e mudanças constantes nas situações de saúde. Os indicadores também são prejudicados por ser necessário a realização manual dos mesmos, assim como esta informação normalmente fica centrada em um profissional da equipe, na maioria das vezes o enfermeiro. A diversas ferramentas dentro do Google Drive, disponível sem custo para qualquer pessoa, permite o uso de planilhas, documentos, apresentações e agenda, entre outros. A organização pode ser separada por assuntos em diversas pastas, permitindo o acesso de visualização e/ou edição por toda a equipe, em qualquer computador da unidade. Os mesmos podem utilizar através de usuário e senha compartilhados pela equipe ou a partir de permissões concedidas pelo administrador. Conclusão: O uso das ferramentas facilitou o processo de trabalho da equipe, forneceu maior quantidade de indicadores para o acompanhamento. A adesão da equipe, incluindo os agentes comunitários de saúde, foi positiva. Mesmo as pessoas com maior dificuldade, conseguiram visualizar os benefícios. Descritores: Estratégia Saúde da Família; Organização e Administração; Tecnologia Biomédica.