Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PRIMEIROS SOCORROS PARA TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Autores
LARA ADRIANE DO CARMO MARTINS (Relator)
ALINE ALVIM FERREIRA
SURAMA NASCIMENTO MAMED
SUELY AMORIM DE ARAÚJO
RICARDO GONÇALVES DE HOLANDA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O ambiente Universitário não está isento da ocorrência de situações em que indivíduos sejam submetidos a um risco a um evento não desejado ou pequenas lesões. É de suma importância a qualificação dos técnicos administrativos deste ambiente para que se possa minimizar agravos a saúde daqueles que circulam na universidade. Pensando neste contexto, uma universidade pública do Triângulo Mineiro implementou um setor responsável para atendimento a estas ocorrências. Diante disso, a liga de Urgência e Emergência forneceu um treinamento para a capacitação e atualização dos funcionários do setor, sendo eles: Motoristas, enfermeiros, entre outros. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por um grupo de alunos do curso de graduação em enfermagem, participantes de uma liga acadêmica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, referente ao treinamento desenvolvido por acadêmicos do curso de enfermagem na condição de membros ativos e colaboradores no mês de Junho de 2017 para um grupo de técnicos administrativos. Os temas abordados no treinamento foram: diferença e entre urgência e emergência, trauma térmico, epistaxe, trauma dentário, hemorragia, entre outros temas, além de como reagir a cada situação descrita. Todos funcionários participantes eram orientados teoricamente e em seguida convidados a participar da prática e executar as técnicas básicas instruídas. RESULTADOS: Houve vasta aceitação e participação dos profissionais da universidade, onde todos se dispuseram a participar das aulas teórico/práticas. O treinamento permitiu aos alunos uma experiência sobre o papel didático que o enfermeiro usualmente assume na comunidade, propiciando seu fortalecimento emocional e na obtenção de conhecimento, visto que o professor orientador a todo o momento estava presente para auxiliar, o tornando mais confiante. CONCLUSÃO: Foi possível perceber a necessidade dos mesmos em participar deste preparo nas diversas situações de socorrismo. Ficou evidente o quão significante foi o treinamento em relação a atualização dos profissionais, visto que alguns não sabiam como reagir em algumas circunstâncias e outros possuíam técnicas obsoletas, que estavam em desuso. Observa-se que os funcionários precisam de mais qualificações, além de amplitude acerca de conhecimentos na área, de urgência e emergência, pois somente assim poderão prestar um atendimento efetivo e de qualidade. Também foi de grande valia para os alunos, aumentando seu conhecimento prático e teórico.