Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE CIRURGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DEISIANE DUARTE RODRIGUES (Relator)
HADELÂNDIA MILON DE OLIVEIRA
TRACY ANNE FERREIRA DE OLIVEIRA GUIMARÃES
SUSY CAVALCANTE HARJANI
REBECA CARANHA ARAUJO
LARA ABREU RIBEIRO ALVES
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Em um processo cirúrgico, diversos são os riscos ao paciente. Em 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS), criou um manual contendo a Lista de Verificação de Cirurgia Segura. O checklist é uma ferramenta com três etapas, podemos verificar ações a serem tomadas antes, durante e após o procedimento para prevenir a ocorrência de eventos adversos, gerando uma maior segurança para o paciente. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos em uma atividade curricular de extensão, realizada em um hospital Universitário, em Manaus, Amazonas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado entre os meses de maio a junho de 2018, por estudantes da Universidade federal do Amazonas. Buscou-se desenvolver atividades educativas e dialogar junto aos profissionais, por meio da utilização de mapa mental com residentes e docentes sobre a segurança do paciente no ambiente cirúrgico, com ênfase na importância do checklist da cirurgia segura. RESULTADO: A educação em saúde tem o papel de facilitar a melhoria das condições de saúde e no processo de reflexão dos profissionais. Durante as atividades educativas houve o interesse da equipe pelo tema abordado através da verbalização, perguntas e duvidas a respeito da utilização do checklist. O uso do mapa mental, como estratégia educativa contribuiu para uma discussão mais solidificada, duvidas foram esclarecidas, com espaço para a troca de experiência acerca da temática. Houve boa receptividade nas atividades propostas. Na atividade educativa foi apontado que o uso do checklist praticamente dobrou a chance dos pacientes receberem o tratamento cirúrgico com padrões de cuidado adequados, prevendo complicações, evitando erros, com organização do ato cirúrgico. CONCLUSÃO: A atividade educativa contribuiu com o processo de reflexão e adesão da equipe e do paciente, com promoção da qualidade na assistência. A Participação dos acadêmicos em projetos de extensão durante a graduação faz o aluno ampliar sua visão, por meio da relação entre teoria e pratica, além de ser um fator positivo em seu currículo. Descritores: Enfermagem; Segurança do paciente; Educação em saúde.