Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO PARA A FORMAÇÃO QUALIFICADA DOS ENFERMEIROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
BEATRIZ GRAÇA DE ARAÚJO (Relator)
BÁRBARA JULIANA CARVALHO COSTA
ESTER ALVES DE OLIVEIRA
MARCOS LIMA DO NASCIMENTO
PAULO PHILIP DE ABREU GONZAGA
VICTOR NEI VASCONCELOS MONTEIRO
IRACEMA DA SILVA NOGUEIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O ensino da Enfermagem deve ser pautada nos preceitos científicos e éticos que a norteiam enquanto ciência do cuidado e a pesquisa constitui um dos pilares para a formação qualificada dos enfermeiros, uma vez que proporciona aos estudantes de graduação o conhecimento das etapas e dos processos que envolvem a pesquisa científica e estimula o estudante a desenvolver um pensamento crítico e reflexivo voltado para a sua atuação profissional. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada com a aproximação da pesquisa através do programa de iniciação científica e suas contribuições durante a graduação. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, referente às contribuições da aproximação dos acadêmicos com a pesquisa durante a graduação vivenciada pelos acadêmicos do sexto período de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas. A aproximação se deu por meio da participação no programa de iniciação científica, onde foi realizada a produção de um projeto de pesquisa, coleta e análise de dados que foram coordenados por um professor (a) orientador (a). Resultados: Durante a experiência, percebeu-se que o programa de iniciação científica, durante a graduação, é uma relevante oportunidade para o discente ser introduzido na esfera de pesquisa científica, somando para seu desenvolvimento acadêmico e tendo os primeiros contatos com a comunidade científica. Além disso, notou-se que as buscas e leituras de artigos proporcionam constante atualização sobre o assunto abordado na pesquisa, que será material de estudo para outros acadêmicos e profissionais que procuram aperfeiçoar sua qualificação, fortalecendo, portanto, a importância das práticas baseadas em evidência e contribuindo para a sua continuidade. Além disso, a pesquisa contribuiu de forma a melhorar o senso crítico dos discentes, fazendo-os adquirir o hábito de pesquisar cientificamente sempre que precisarem aprimorar o conhecimento, ou seja, o aluno não se contenta com qualquer dado que não seja de evidência científica. Conclusão: A pesquisa científica contribui de forma significativa com a formação qualificada dos futuros enfermeiros, pois produz conhecimento científico na área de interesse, estimula a assistência baseada em evidências, o aumento da responsabilidade e criatividade, além da ampliação do pensamento crítico, garantindo a expansão de conhecimentos e amadurecimento de ideias.