Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título AÇÃO EDUCATIVA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO À SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Autores
ANDERSON JÚNIOR DOS SANTOS ARAGÃO (Relator)
ANA ROSA BOTELHO PONTES
ISABELA ARAÚJO DE MESQUITA
MÔNICA SANTOS DE ARAÚJO LIMA
RISÂNGELA PATRÍCIA DE FREITAS PANTOJA
SUELEN DA SILVA MIRANDA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) pode ser definida como uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis pressóricos elevados e sustentados de Pressão Arterial (PA) ≥ 140 e/ou 90 mmHg. Essa doença crônica degenerativa está geralmente associada a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de fatores de risco como: Dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e Diabetes mellitus (DM). Esses fatores quando associados resultam em alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Todavia, percebeu-se durante a prática acadêmica que usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS), inclusive os portadores de HAS que fazem acompanhamento no Programa de Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA), possuíam uma carência muito grande de informações com relação à HAS. Diante do exposto, este trabalho visa relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem frente à implantação de um plano de intervenção, a partir de ações educativas a respeito da HAS. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, requisito avaliativo da atividade curricular Enfermagem em Saúde Coletiva. A aplicabilidade do plano de intervenção ocorreu em uma UBS localizada em um Bairro Periférico da Cidade de Belém-PA, no mês de junho de 2018, tendo como participantes os usuários da sala de espera da Unidade. O plano foi construído com base na ferramenta 5W2H e se deu por meio da realização de ações educativas em saúde, a respeito da HAS, abrangendo conceito, causas, fatores de risco, prevenção, tratamento e complicações ao estado de saúde. Para a abordagem da temática foram utilizadas tecnologias educativas leve-duras, por meio de representações de uma artéria do corpo humano e seu enrijecimento fisiológico associado ao exógeno. Além disso, empregou-se uma escala de perigo que consistia em associar a PA com as cores verde, amarela, laranja e vermelha, isso de acordo com os valores pressóricos. A ação, além de ter o intuito de instruir os usuários a respeito desse agravo, fomentou o diálogo entre usuários e discentes, promovendo troca de saberes, auxiliando na reflexão das informações e elevando a qualidade do controle da HAS, com a adoção da mudança do estilo de vida que engloba: a adoção de dieta saudável, práticas de exercícios físicos e tratamento adequado.