Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título VISITA A UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA COMO FERRAMENTA PARA A DISCUSSÃO DA PNAB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
RENATA EWILLYN DE SOUSA ALVES (Relator)
CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA
WAGNER FELIPE DOS SANTOS NEVES
ANA VICTÓRIA ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), resultado da participação de inúmeros atores da sociedade e movimentos sociais, a saúde passou a ser um direito de todos e dever do Estado. A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi aprovada mediante a portaria do Gabinete Ministerial de Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SUS. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem durante realização de visitação técnica a uma Estratégia Saúde da Família. Metodologia: Uma das competências adquiridas durante a realização das aulas práticas da disciplina Gestão em Serviços de Saúde, ministradas pelo professor Carlos Leonardo Cunha, é o conhecimento acerca da portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Inicialmente a portaria é esplanada em classe, afim de fundamentar a reflexão dos discentes para o segundo momento do debate, o qual consiste em uma visita técnica à ESF, a fim de comparar a realidade do local com o que preconiza a PNAB. Os critérios de análise foram: Ambiência; Disposição de equipamentos, materiais de consumo e recursos humanos para o funcionamento da unidade; Cumprimento dos Princípios e Diretrizes alvitrados pela Política Nacional de Atenção Básica. Resultados: Quanto à ambiência pôde-se observar que a unidade não se encontra dentro dos padrões pré-estabelecidos pela portaria; Já a quanto à disposição de equipamentos, materiais de consumo e recursos humanos para o funcionamento da unidade existem déficits e recentes avanços para a unidade; Os recursos humanos da unidade apresentam um déficit em relação à oferta/demanda dos serviços; Um dos principais entraves quanto ao cumprimento dos Princípios e Diretrizes encontram-se na rotatividade dos profissionais, os quais possuem vinculo de apenas 2 anos de serviço atrapalhando na longitudinalidade do cuidado. Conclusão: Os aspectos identificados na visita foram embasados no suporte teórico fornecido durante as aulas teóricas e práticas da disciplina de Gestão em Serviços de Saúde, as quais foram essenciais para a análise crítica dos serviços e da infraestrutura fornecida, despertando a necessidade dos conhecimentos acerca das políticas de saúde, assim como da presença acadêmica nesses espaços para articular com os profissionais e usuários dos serviços assistenciais e garantir uma assistência eficaz e de qualidade.