Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: UMA FORMA DE EDUCAR AS NOSSAS CRIANÇAS
Autores
PAOLA MOREIRA SOARES (Relator)
MATHEUS LEMOS ARAUJO
ISABELA MACEDO VITORINO DOS SANTOS
ELIAS JOSE OLIVEIRA
ALINE ALVIM FERREIRA
GIOVANNA BIANCA FIGUEIRA ROCHA
NATHALIE OLIVEIRA SILVA
MARLOS SOUZA VILELA JUNIOR
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
As mãos constituem uma via de transmissão de microrganismos e doenças, e um reservatório de microrganismos que transfere de uma superfície para outra, por meio de contato com objetos e superfícies contaminados. Tem o objetivo de relatar uma experiência exitosa com crianças do 5º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia/MG, foco na higienização das mãos, ênfase na prevenção e redução das infecções. O estudo utilizou-se o método PBL na escola de três turmas de alunos do 5º ano. A observação do comportamento dos alunos ocorreu no segundo semestre de 2017 e o primeiro semestre de 2018, e posteriormente preparado uma intervenção para chamar a atenção das crianças. A ação foi dividida em 4 passos. No primeiro passo, com a apresentação do problema, não higienização das mãos. No segundo passo, os alunos foram questionados sobre a higienização das mãos. No terceiro passo, realizada a higienização das mãos em uma aula no laboratório da escola, em 5 grupos por sala, com uso da caixa de madeira, luz negra e gel fluorescente, simulou-se a sujidade das mãos. Debatidos com os alunos os resultados e a sua importância; após, distribuídos folhetos educativos, com passo-a-passo da técnica de higienização das mãos em água e sabonete líquido; posterior colocado gel nas mãos das crianças e elas as colocaram dentro da caixa, o que deixava o gel brilhando com auxílio de professores e estagiários da Enfermagem. No quarto passo com os resultados da ação foram discutidos em classe e o processo repetido novamente no laboratório e solicitado aos alunos que colocassem as mãos em meio de cultura a base de gelatina incolor, para visualizar os microrganismos presentes antes da lavagem, após isso, lavaram as mãos novamente, na técnica ensinada, e repetiu-se a colocação das mãos no meio de cultura para comparação. Os resultados das culturas das mãos foram lidos no segundo dia e as crianças puderam perceber as diferenças dos processos. Assim, o intuito é esclarecer a importância da higienização das mãos, dessa forma diminuir as infecções transmissíveis na comunidade. Conclui-se espaço escolar é em um meio propicio para troca de conhecimentos, uma vez que as crianças são vítimas de doenças infecciosas, mas são capazes de mobilizarem e multiplicarem a formação da cultura de execução correta da técnica de higienização das mãos.