Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A APLICABILIDADE DA SAE NO ESTÁGIO ACADÊMICO EM SAÚDE DA CRIANÇA
Autores
KEDDMA DOS SANTOS TOLENTINO (Relator)
KEYCIANE LIMA DA SILVA
KELLEN CRISTINA DE MELLO GARCES
ANNE CAROLINE SAMPAIO SOARES
NEUZA FORMIGOSA MENEZES
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O processo de enfermagem é o método utilizado para sistematizar a assistência de enfermagem. Portanto, é indispensável que os profissionais de enfermagem possuam conhecimento de que esse processo deve ser realizado de modo estudado e organizado em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. Na saúde da criança não é diferente, apesar de ser uma especialidade que exige um pouco mais de conhecimento, disposição e criatividade, pois a infância é uma fase marcada por mudanças constantes decorrentes do ambiente físico, familiar e social. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante estágio acadêmico em saúde da criança na elaboração e aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do décimo período do curso de graduação em enfermagem, durante estágio realizado no Hospital Infantil Doutor Fajardo na cidade de Manaus-Am, no período de março e abril de 2018. Resultados: Durante o estágio em saúde da criança os acadêmicos foram estimulados a pensar criticamente e desenvolver um processo de cuidado sob o olhar clínico centrado na família, de acordo com as necessidades de cada paciente. A SAE foi desenvolvida respeitando as cinco etapas do processo de enfermagem: 1-coleta de dados, 2-diagnóstico, 3-planejamento, 4-implementação e 5-avaliação. Para a aplicação das intervenções, é importante ressaltar que a orientação e sensibilização dos responsáveis é a principal ferramenta de apoio para que os resultados sejam alcançados de maneira satisfatória, por isso a interação entre equipe, paciente e família é de fundamental importância, assim como a utilização de materiais lúdicos na conscientização do público-alvo. O conhecimento científico do enfermeiro é significativo para a elaboração de metas e implementações na recuperação da saúde que atendam às necessidades dos pacientes em tempo oportuno. Conclusão: A elaboração da SAE durante os estágios acadêmicos possibilita aos alunos que ampliem o pensamento clínico e adquiram conhecimentos e habilidades na resolução de problemas de saúde-doença, pois é um processo que foi elaborado cientificamente por profissionais de enfermagem e precisa ser seguido para que se alcance melhores resultados na assistência. Também permite que os discentes adquiram experiência em sua profissão e ultrapassem as barreiras do cuidar na saúde da criança.