Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO NO CAMPO DE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autores
LHAYS EMILLY DA SILVA MORAES (Relator)
NAYARA FERREIRA
MONIQUE MAIRA MACIEL
LORRAINE JARDIM VICENTE
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O estágio curricular supervisionado é uma categoria de ensino obrigatória no curso de graduação em enfermagem, e tem por objetivo propiciar ao discente uma visão de sua profissão de forma ampla e concreta. Nesse sentido, a educação em enfermagem tem sentido a necessidade de mudanças, dado que o aluno na atualidade deve participar como sujeito na construção de conhecimentos. OBJETIVO: Promover reflexões sobre o processo de aprender-ensinar no estágio supervisionado. METODOLOGIA: O estudo é do tipo revisão de literatura, realizada em agosto de 2018. A busca foi realizada na base de dados Scielo, com os descritores Educação em enfermagem, Educação baseada em competências e Relações interpessoais, utilizando o booleano “and”. Selecionou-se artigo científico no idioma português (Brasil), disponíveis eletronicamente e na íntegra. Foram excluídos monografias, teses, dissertações e artigos que não se referiam a temática do estudo, após leitura do título e resumo. RESULTADOS: Vários autores relatam que é uma prioridade repensar sobre as formas de relacionamento entre o docente – discente no campo de estágio, de modo que os docentes procurem preparar futuros profissionais para o trabalho em equipe, tendo como requisitos mínimos a responsabilidade, empatia e preocupação com os clientes e colegas. O docente deve oportunizar que o aluno durante o estágio se situe como futuros profissionais, que observe e aplique de forma criteriosa e reflexiva os princípios teórico-científicos e práticos apreendidos durante o curso, sem contar o fortalecimento do trabalho interdisciplinar e multidisciplinar e a relação entre teoria e prática, sem perder de vista a realidade na qual o aluno está inserido. CONCLUSÃO: É visível à necessidade dos enfermeiros educadores repensarem sobre o processo de ensino e de aprendizagem, dando destaque ao desenvolvimento efetivo do pensamento crítico-reflexivo, isto é, que permita ao aluno, expandir sua capacidade de questionar, investigar, divergir, argumentar, analisar, experimentar e avaliar. Todas essas ações contribuem para a formação de profissionais aptos a assegurar um tratamento de forma holística a toda população, seja no nível individual ou coletivo, a fim de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. Por fim, se torna fundamental que o docente dê o significado ao que ensina, para assim provocar o desejo do aluno pelo conhecimento.