Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título COMPREENDENDO A VIVÊNCIA ACADÊMICA DO GRADUANDO TRABALHADOR
Autores
DOUGLAS PALLONE VASCONCELOS DOS SANTOS (Relator)
FABIOLLA MARQUI SALMAZI
THAINÁ SANTOS OLIVEIRA
THAINA PERES DE SÁ
SARAH BAFFILE SOELTL
AMANDA ALMEIDA APOLINÁRIO
THAMYRES RIBEIRO SOUZA
SIMONE DE OLIVEIRA CAMILLO
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução- As atividades diárias dos profissionais da saúde, na contemporaneidade, vêm passando por constantes modificações. Sua jornada laboral é incessante e complexa. Isso nos leva a refletir acerca do desgaste físico e psíquico que o trabalhador de enfermagem está susceptível, principalmente aqueles que se encontram na qualidade de trabalhador e estudante, pois a dupla jornada proporciona maior esgotamento do profissional/ graduando. Objetivos- conhecer e analisar a realidade vivida pelo aluno trabalhador em enfermagem no decorrer da graduação. Metodologia- Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo referencial teórico foi o Pensamento de Dejours. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Medicina do ABC, com 10 graduandas do 4°Ano de Enfermagem. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de Entrevista semi-estruturada, guiada por um roteiro norteador com 5 perguntas. Os dados foram trabalhados por meio do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados- Foram identificadas as seguintes categorias: a visão do aluno de enfermagem em trabalhar e estudar ao mesmo tempo desde o início da graduação; percepção do graduando sobre sua formação e percepção dos graduandos sobre a visão dos professores em relação ao aluno trabalhador. Por meio das categorias desenvolvidas, percebe- se que a medida em que o estudante- trabalhador perde a sua autonomia frente as questões administrativas de sua vida, da- se início ao sofrimento. Nota-se que as principais dificuldades enfrentadas por estes sujeitos, relacionadas ao desempenhar graduação e labor associados, foram o cansaço e a falta de tempo, trazendo o desgaste físico e mental. Conclusão-Fica claro que a realidade vivida pelo aluno trabalhador trás de fato intensa sobrecarga física e psicoemocional proveniente de jornadas duplas e com multitarefas que dificulta a capacidade organizativa do indivíduo, resultando muitas vezes em esgotamento físico e mental e assim prejudicando o desempenho acadêmico do mesmo. Estratégias de ajuda como o desenvolvimento de grupos de estudo e monitorias, métodos de planejamento de atividades, preparação e execução de grupos de meditação e acolhimento, seriam importantes para dar suporte à essa clientela.