Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título AÇÃO EDUCATIVA: ENSINO DA MANOBRA DE HEIMLICH A PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
CRISTINA RODRIGUES PADULA COIADO (Relator)
DANIELLE FIORETO PÁSSARI
THAIS MOREIRA DELMONDES
FABIO NAPPI SANDES
SONIA COUTO RAMOS
FABIANE HONDA MARUI
MELANIA APARECIDA BORGES
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A infância compreende uma fase de descobertas, mudanças e transformações, a curiosidade de tocar ou pegar é grande, gerando risco de acidentes com esses objetos ou alimentos. A escolha do tema foi baseada nestas situações, em que o engasgo é comum, podendo ocorrer em qualquer hora ou lugar, sendo que na escola as crianças passam a maior parte do tempo é importante que os educadores estejam preparados para atender estes eventos. Objetivo: “Realizar um relato de experiência da ação educativa às professoras sobre a Manobra de Heimlich”. Material e Método: Foi realizada uma ação educativa com as professoras do maternal I e II em uma escola de São Paulo, abordando o conhecimento teórico com demonstração prática relacionadas a Manobra de Heimlich. Resultado e Discussão: A ação educativa foi realizada no dia 13 de junho de 2017 com a participação de dez professoras, duas coordenadoras e uma auxiliar de limpeza, todas do sexo feminino. No primeiro momento foi abordado sobre a manobra de Heimlich, suas técnicas, indicações, contraindicações e importância da mesma para prevenção de sequelas em crianças. No segundo momento foi realizada a apresentação por recurso audiovisual, demonstração da técnica da manobra com auxílio da boneca. No terceiro momento foi realizado um debate com as profissionais sobre a ação educativa atendeu as suas expectativas, sobre os casos já vivenciados, sendo possível observar proatividade e interesse nas mesmas em aprender e tirar dúvidas referentes ao tema, uma vez que, é importante para a segurança das crianças. Conclusão: A metodologia utilizada para realizar o treinamento educativo sobre o tema foi eficaz para avaliarmos o conhecimento das professoras e nos permitiu analisar que após o treinamento educativo, elas se julgavam aptas ao atendimento de uma situação de engasgo que acontecesse em seu dia a dia mesmo estando fora do ambiente escolar. A experiência foi rica e fica evidente que a carência de informações e treinamento por parte dos profissionais que lidam diretamente com crianças é uma lacuna grande a ser preenchida.