Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ACOLHER PARA COMPREENDER – CAIXA DE EMOÇÕES
Autores
RITA DE CÁSSIA FERREIRA DA SILVA (Relator)
ROSE MARY COSTA ROSA ANDRADE SILVA
ELIANE RAMOS PEREIRA
NEUSA APARECIDA REFRANDE
GIOVANNA ROSARIO SOANNO MARCHIORI
BRUNA SOUSA DE OLIVEIRA
AGUIMAR TEREZINHA BUZON
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: a palavra acolhimento permeia à promoção e prevenção da saúde, está vinculada a uma ação geradora de mudanças na vida das pessoas. Com destaque para humanização e respeito reconhecendo assim, o sujeito como autor de sua própria história. Na esfera da Política Nacional de Humanização, (PNH), para o SUS o acolher é um ato de grande relevância ao considerar em sua integralidade o contexto histórico do ser humano. A partir desse entendimento há necessidade de realizar vínculo e confiança. Dessa forma, a valorizar não só a saúde física, mas principalmente a saúde mental do sujeito, baseado em um cuidado individualizado e ao mesmo tempo holístico. Objetivos: envolver todos os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), à uma prática educativa pedagógica mais humanizada e acolhedora, capaz de despertar uma consciência geradora de reflexões e pensamentos críticos; Intencionalidade de formar vínculos entre os alunos de vivências bem heterogêneas. Métodos: foi usada metodologia ativa. Este contexto foi aplicado de forma a relacionar ao setembro amarelo, criado pelo SUS como forma de prevenção ao suicídio. Essa proposta é fazer com que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, tornando-o autônomo e participativo, mediado por situações reais. Foi criado uma caixa de emoções, onde as emoções eram caracterizadas por várias palavras escritas em papel ofício e espalhadas pelo chão, de maneira que o aluno voluntariamente e individualmente se identificava com uma ou mais palavras do contexto. Resultados: com a oportunidade de estimular as falas dos alunos criou-se um ambiente de confiança e liberdade para que os mesmos expressassem suas experiências de vida. Tudo foi tão verdadeiro e intenso, que provocou nos envolvidos a necessidade de expor suas emoções no grupo, de uma forma particular a produzir lágrimas, abraços e aplausos entre todos. Conclusão: entende-se que a partir desse relato de experiência a necessidade de promover a saúde mental dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos no ambiente escolar, vindo a conhecer a realidade de vida de cada um, pois muitos estão à margem da violência, descaso e abandono. A ressaltar que muitos deles são idosos, e acolhê-los vem a minimizar o desejo e a ansiedade, que conduz o ser humano a aumentar o número de suicídio no Brasil.