Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título TROCA DE SABERES: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE A FAVOR DOS INDÍGENAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ISABELLA SOARES PINHEIRO PINTO (Relator)
ALINE LIMA DE SOUZA
HUXLAN BECKMAN DE LIMA
KAROLINA DESSIMONI VICTÓRIA
KLEBER DA SILVA FERREIRA
ALTAIR SEABRA DE FARIAS
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O SUS visa atender todos a quem a ele recorrer, com base nos princípios doutrinários que a saúde pública expressa. Nesse contexto, cabe incluir os povos indígenas que desde de 1999 são atendidos pelo subsistema de saúde voltado para o atendimento dessa população respeitando os princípios moral e cultural de cada comunidade pelo Brasil , contemplando a aglutinação entre o saber técnico-científico e o tradicional na busca da integralização de ambos e implementar os cuidados da assistência, tendo a educação em saúde como instrumento para realizar tal tarefa. Objetivos: Relatar a experiência obtida durante a vivência dos acadêmicos de Enfermagem na Casa de Apoio à Saúde Indígena - CASAI com o uso da educação em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por graduandos em Enfermagem da UEA, durante a disciplina de Saúde Indígena. Nas aulas, o professor nos apresentou o tema Álcool e outras drogas, solicitando uma revisão sobre assunto e, concomitantemente, planejar uma estratégia dentro da educação em saúde para abordar o assunto com o público da CASAI. Nas reuniões em grupo, optamos pelo método de roda de conversa, onde abordamos o tema por meio de tópicos, possibilitando que cada participante tivesse voz, assim relatando sua experiência e suas dúvidas. Resultados: Dentro da Saúde Indígena, vivenciamos uma realidade diferente, observando um visível despreparo, um descaso com os indivíduos e a negligência da sua assistência à saúde. Aprendemos que o papel do enfermeiro na saúde indígena deve ser baseado no diálogo e no respeito com a cultura do mesmo, visando a melhora na qualidade do atendimento prestado a comunidade indígena em suas diversas doenças, mostrando que a partir dessa estratégia de educação em saúde, houve a criação de um vínculo, assim obtendo maiores resultados para entendermos a realidade vivenciada por eles. Conclusão: Tornou-se perceptível a relevância de uma fiscalização deste subsistema de saúde voltado para essa assistência, tendo por base as singularidades, respeitando-as tanto no planejamento quanto na intervenção, promovendo qualidade de vida e prevenindo processos patológicos de forma a contemplar os pilares da saúde. Portanto, a educação em saúde empregada, moldou-se bem frente às diversidades, estimulou um debate saudável, amplo e diverso incentivando a voz de cada participante, enriquecendo tanto a vivência dos acadêmicos quanto a dos participantes.