Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título CONHECENDO QUESTÕES DE SANEAMENTO E SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
Autores
LAYLA CORREA LINHARES (Relator)
MARCELA DE ABREU MONIZ
LOURDES MARIA NUNES ALMEIDA
NAIÉLY FRANÇA DOS SANTOS
RAILA NEUMANN PACHECO
ANA MARIA FLORENÇO FERREIRA
YASMIM CAMPOS DOS SANTOS MAIA
MAYARA PACHECO DA CONCEIÇÃO BASTOS
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: As complexas relações entre as questões socioambientais e de saúde humana demandam dos profissionais de enfermagem ações que envolvem a ética ambiental, a sustentabilidade e a promoção da saúde. Nesse contexto, faz-se necessário uma mudança nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem no Brasil de modo que a formação deste profissional lhe oportunize situações que contribuam para o seu preparo acerca dessa relação entre saúde e meio ambiente. OBJETIVOS: Descrever os conhecimentos de graduandos de enfermagem sobre questões de saneamento e saúde. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência sobre duas aulas a cerca de questões de saneamento e saúde, cuja metodologia empregada foi a problematização da realidade com a apresentação de dois estudos de casos de diagnósticos ambientais de dois territórios próximos à Universidade. As aulas foram aplicadas a 23 graduandos de enfermagem, que estavam cursando a disciplina de Enfermagem em Saúde Pública e Meio Ambiente do campus Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense, no segundo semestre do ano de 2017 e no primeiro semestre do ano de 2018. RESULTADOS: Os resultados sugerem que os discentes identificaram o saneamento básico inadequado como um problema ambiental desencadeador de diversas doenças infeciosas. Somente dois graduandos citaram a exposição aos agrotóxicos e aos metais pesados como situações associadas ao risco de doenças crônicas. Os participantes não tinham conhecimento da drenagem de águas pluviais como quesito do saneamento, assim sendo, não relataram o problema das enchentes ao risco de doenças como leptospirose e arboviroses. CONCLUSÃO: Notou-se conhecimento insuficiente dos discentes de enfermagem sobre a saúde ambiental, especialmente sobre saneamento e saúde. A metodologia ativa do processo de ensino tornou o conteúdo das aulas mais atraente e dinâmico, a partir da troca de conhecimentos e da motivação dos estudantes para aprendizagem sobre as realidades e o tema em questão.