Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE
Autores
DOUGLAS DE SOUZA DE PAULA (Relator)
MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
ARIANE MIRELLE GALVÃO
JOANA D'ARC ARAÚJO COSTA
LÍGIA SOARES FERREIRA
LUÍS RENAN CHASTEL DA SILVA
JULYANA NAVARRO CONDE SILVA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Os Hospitais Dia são caracterizados como as unidades especializadas no atendimento de curta duração, de caráter intermediário entre a assistência ambulatorial e a internação, como no caso do Hospital-Dia Professora Esterina Corsini da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A avaliação em saúde auxilia na seleção de problemas relevantes, na alimentação dos processos de análise e formulação de condutas pertinentes aos aspectos encontrados. Objetivos: Descrever a experiência de acadêmicos de um curso de graduação em Enfermagem ao elaborar um instrumento de avaliação em saúde através da qualidade interna na dinâmica dos serviços prestados pelos profissionais e a satisfação dos usuários do referido serviço. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre os aspectos observados na dinâmica hospitalar em relação ao nível de satisfação dos profissionais e usuários por meio da metodologia da “Árvore do Problema”. A fundamentação empírica foi realizada no período de agosto a dezembro de 2017. A ação foi composta de: reconhecimento de campo com professor tutor; reunião com enfermeira chefe para análise das necessidades da instituição; planejamento; levantamento de questionários de satisfação; construção da árvore do problema; elaboração dos questionários; entrega dos questionários para a Enfermeira chefe do serviço. Resultados: Foi observada a ausência de uma devolutiva fidedigna para análise da satisfação dos serviços prestados aos usuários e a vivência profissional naquele serviço de saúde. Desenvolveram-se então dois instrumentos com o objetivo de analisar os distintos graus desta satisfação. Na construção do primeiro instrumento para a avaliação do nível de satisfação do profissional de saúde foi levado em consideração quatro pontos principais: profissional, pessoal, interpessoal e psicológico. O segundo instrumento teve como objetivo mensurar a satisfação do usuário em relação a instituição, com uso de uma linguagem mais simples e direta para facilitar a compreensão do usuário. Os temas abordados foram: qualidade da prestação do serviço, tempo de espera, acesso e qualidade das informações prestadas, satisfação com as equipes de saúde, acesso aos exames e medicamentos, satisfação com a estrutura e acolhimento. Conclusão: Por meio dos questionários elaborados foi possível detectar pontos para a melhoria da assistência e focar naqueles principais a serem adaptados por meio da aplicação desses instrumentos.