Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título DIALOGANDO COM A COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA SOBRE O DIABETES
Autores
ANDREIA PESSOA DA CRUZ (Relator)
IZABELA CRISTINA VALDEVINO DA SILVEIRA
EMILY KAROLAYNE ALEIXO DA SILVA
WAGNER FELIPE DOS SANTOS NEVES
ANA CAROLINA SALAME DOS ANJOS MACHADO
GIOVANNA DO SOCORRO SANTOS DA SILVA
ROBERTA BRELAZ DO CARMO
GEYSE ALINE RODRIGUES DIAS
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A educação em saúde tem proporcionado uma maior inclusão social, pois viabiliza apropriação do significado de saúde, enquanto direito por parte da população, como a promoção da cidadania. A população ribeirinha é carente de informações relacionadas à saúde, assim como de acesso e acessibilidade aos serviços de saúde. Portanto, a educação em saúde voltada ao diabetes é relevante, pois é caracterizada por uma doença crônica que corresponde a um transtorno metabólico de etiologias diversas, a qual é caracterizada pela a hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação de insulina. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica na educação em saúde sobre o diabetes em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem no decorrer do primeiro semestre de 2018, mediante as visitas à comunidade ribeirinha pelo Projeto “Rio acima, rio abaixo: a enfermagem cuidando da pressão arterial dos ribeirinhos da Amazônia”, este registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFPA e no Programa Luz na Amazônia. Por meio desse projeto, os acadêmicos promovem a educação em saúde voltada a hipertensão arterial (HA) e ao diabetes. Resultados: 1º Momento: identificou-se o conhecimento dos ribeirinhos em relação ao diabetes. 2º Momento: foi explicado sobre o conceito, sinais e sintomas, fatores de risco e modo de prevenção da doença, por meio de um barquinho com flocos de algodão, os quais representaram a insulina e a glicose, respectivamente. Esta dinâmica foi construída pelos acadêmicos e essa analogia do barquinho se deve a realidade vivenciada por eles, fazendo com que compreendessem melhor o mecanismo da doença. Conclusão: Concluiu-se que os acadêmicos de enfermagem, tiveram a possibilidade de praticarem o aprendizado sobre o diabetes e a construção do saber com a interação junto aos ribeirinhos, que também ensinam e enriquecem com suas experiências de vida e a realidade da Região Amazônica, contribuindo assim à formação dos futuros enfermeiros.