Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JÉSSICA DOS SANTOS SIMÕES (Relator)
GRAZIELLY CERQUEIRA SANTOS
WINNY ÉVENY ALVES MOURA
NOÉLIA SILVA OLIVEIRA
MARIA DO ROSÁRIO ANDRADE BARRETO FERREIRA
LUCIDALVA CARVALHO DE LIMA
SÔNIA MARIA ISABEL LOPES FERREIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
O projeto de extensão, Gestão do Cuidar, com plano de ação, Educação Continuada em Instituições Hospitalares, permitiu a vivência da tríade ensino, pesquisa e extensão, através da integração ensino/serviço. Foram desenvolvidas atividades a fim de contribuir com a organização do processo de trabalho da equipe de enfermagem, assim como atualização dos profissionais do serviço de enfermagem, utilizando como ferramenta a educação continuada/permanente. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência das discentes no processo de atualização dos procedimentos de enfermagem, bem como na elaboração e revisão do manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) tendo como produto final o livro de Procedimentos Básicos de Enfermagem no Ambiente Hospitalar, o qual auxiliará os estudantes e profissionais do serviço. Trata-se de um relato de experiência de uma bolsista e duas voluntárias de ação com natureza extensionista, acerca das atividades de educação continuada realizadas com a equipe de enfermagem e a elaboração e revisão do POP e construção do livro. Após discussão sobre a necessidade de elaborar e revisar o POP, foi agendado encontros semanais com enfermeiros do serviço, docentes e discentes do projeto, para a revisão bibliográfica a fim de elaborar e revisar o POP. Nesses encontros resultou na mudança inicial que era a construção do POP para a construção do livro, o que levou o envolvimento de todos na realização das ações. A integração ensino/serviço através da extensão, contribuiu para elaboração do livro Procedimentos Básicos de Enfermagem no Ambiente Hospitalar. Já para a formação das discentes viabilizou aquisição do conhecimento técnico/científico e do pensamento crítico e reflexivo da assistência de enfermagem prestada ao paciente/cliente.