Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PROJETO ESTRELINHAS DA ALEGRIA: A PRÁTICA LÚDICA E EDUCATIVA NA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA
Autores
THAINÁ LAIZE DE SOUZA PAPACOSTA (Relator)
NATHÁLIA MENEZES DIAS
JOANA CARLA DA SILVA SOUZA
RODRIGO SOUZA CARDOSO
DELIS MIRANDA DOS SANTOS
RUTH SILVA DE OLIVEIRA
RILDILENO LISBOA BRITO DA SILVA
ALINA ROBERTA DA SILVA FERREIRA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
O lúdico é visto como uma ferramenta terapêutica capaz de promover a continuidade do desenvolvimento infantil, bem como possibilita a criança hospitalizada a elaborar melhor o momento em que vive, sendo também utilizada como ferramenta do humor, enfatizando a humanização do cuidado e promovendo melhoria orgânica e emocional. Tendo-se como objetivo, descortinar as experiências vivenciadas pelos estudantes voluntários referentes às atividades desenvolvidas no projeto “Estrelinhas da alegria”. Trata-se de um relato de experiência realizado por sete acadêmicos de enfermagem e uma enfermeira docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), integrantes do projeto de extensão “Estrelinhas da Alegria” iniciado em agosto de 2017, sendo executado com crianças internadas e que estão aguardando tratamento na clínica pediátrica e enfermaria pediátrica do Pronto socorro de um hospital de media e alta complexidade na cidade de Tucuruí no sudeste do Pará, a partir de visitas semanais aos domingos, utilizando a ludoterapia com temas sobre higienização (Lavagem das mãos, higiene corporal e oral), acidentes domésticos, e outros onde são utilizadas como modalidades expressivas: Teatro-fantoche, desenho, pintura, musicas, quebra-cabeça, e dentre outras técnicas. Através das visitas, tivemos a oportunidade de vivenciar e perceber as fragilidades encontradas pelas crianças e seus responsáveis para lidar com o processo de internação, e possibilitou a percepção de inúmeras ações que podem ser efetuadas que valorizam a importância dos momentos lúdicos na assistência à criança hospitalizada. Observa-se que as ações desempenhadas também propiciam oportunidades para a naturalização do processo de internação, além de atenuar as situações de estresse, contribuem no restabelecimento do equilíbrio emocional e oferecem momentos de prazer e gratidão por parte das crianças e dos familiares meio as dificuldades enfrentadas devido à internação. É importante a abordagem sobre esta temática para toda a ciência de saúde, sensibilizando-os para a importância e magnitude de se utilizar tecnologias e ações de cuidado no âmbito de um setor hospitalar pediátrico. Além disso, a vivência através do projeto de extensão possibilita experienciar atitudes de humanização, amor e responsabilidade.