Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título DESENVOLVIMENTO DE UMA AÇÃO EDUCATIVA POR DISCENTES EM ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autores
BEATRIZ GIORA GONÇALVES (Relator)
ISABELLE CAPOCCI TREVIZAN
BEATRIZ GIORA GONÇALVES
LARISSA TAYNÁ DA SILVA CALIXTO
MAYARA JENNIFER BORGES
GABRIELA MARCHIORI CARMO AZZOLIN
INAHIÁ PINHEL
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Clorexidina (CHX) foi descoberta em 1950 na Inglaterra por meio de pesquisas que estavam combatendo a malária. Em 1953 foi introduzido como antisséptico, tendo notoriedade por ser de baixa toxicidade, afinidade química com as estruturas da pele e de mucosas, possuir um grande espectro, agindo tanto contra bactérias gram positivas quanto com gram negativas, além de ação fungicida e contra vírus, tais como herpes, influenza, HIV. Objetivo: Conscientizar os técnicos de enfermagem da unidade de clinica cirúrgica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas sobre a utilização correta das diferentes clorexidinas disponíveis no serviço. Metodologia: Relato de experiência baseado na ação educativa ministrada por acadêmicas de enfermagem do 8° período da Pontifícia Universidade Católica de Campinas durante o Estágio Curricular Supervisionado Administração em Enfermagem B, no período de 06 de agosto a 30 de agosto de 2018. Resultados e discussão: A ação educativa foi ministrada no próprio posto de enfermagem da unidade de clinica cirúrgica, sendo que foi entregue um questionário prévio para detectar o nível de conhecimento sobre o uso da clorexidina dos técnicos participantes, os quais foram contados, tendo como resultado dois participantes acertando o máximo(7 perguntas de 7), três participantes acertando 6 perguntas, um participante acertando 5 perguntas, dois participantes acertando 4 perguntas e um participante acertando o 2 perguntas, uma lista de presença que contou como hora de treinamento para os mesmos, em seguida foi entregue um folder contendo as principais informações de cada tipo de clorexidina, realizada uma pequena explicação sobre cada uma, de maneira a facilitar o entendimento. Foram realizadas quatro apresentações, sendo duas no período noturno, que teve bom aproveitamento e boa recepção por parte dos técnicos, uma apresentação no período matutino, ao qual não foi muito proveitoso e não teve uma boa recepção, e uma apresentação no período vespertino, com boa aceitação e aproveitamento. Conclusão: A atividade foi de grande valia para a formação acadêmica, uma vez que mostrou a necessidade de atualizar conhecimentos e buscar sempre o melhor para uma assistência de qualidade ao paciente.