Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO E TREINAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ALINE ALVIM FERREIRA (Relator)
NATHALIE OLIVEIRA SILVA
DAYANE GOLÇALVES FELISBINO
PAOLA MOREIRA SOARES
ISABELA MACEDO VITORINO DOS SANTOS
MARLOS SOUZA VILELA JÚNIOR
RICARDO GONÇALVES DE HOLANDA
SUELY AMORIM DE ARAÚJO
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As escolas e os professores têm um papel importante na prevenção de doenças e acidentes entre crianças e adolescentes. No âmbito educacional, podem surgir ocasiões em que os docentes estejam suscetíveis a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros, o rápido atendimento é capaz de fazer a diferença, amenizando sintomas, diminuindo o quadro de possíveis sequelas, além de minimizar chamadas, às vezes desnecessárias, do socorro especializado em emergência. Objetivo: Objetiva-se treinar em conhecimento básicos de socorrismo, um grupo de professores da rede pública e privada, através de simulação com manequim de baixa fidelidade, pois os mesmos acabam assumindo o papel de protagonistas de socorro à vítima no ambiente escolar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, entre os meses de agosto a novembro de 2016, pela Liga de Urgência e Emergência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sendo um projeto sobre primeiros socorros para a comunidade. O público-alvo era composto por sessenta professores em atividade no Ensino Fundamental de duas escolas estaduais e uma particular da rede de ensino de Uberlândia/MG. Os temas abordados foram: ferimentos, convulsões, desmaios, parada cardíaca, hemorragias, queimaduras, fraturas. Todos professores participantes eram orientados teoricamente, seguido de demonstração prática, e por fim levados a executar as técnicas básicas instruídas/transmitidas executadas em manequim de baixa fidelidade. Resultados: Percebe-se que os sessenta professores apresentam necessidade em participar deste preparo. Por identificar a importância, assimilam os ensinamentos, pois cada um executou técnicas básicas das temáticas abordadas. Cinquenta professores relatam que, além da escola ser responsável por treiná-los, seria interessante que alunos e demais funcionários também estivessem aptos para a condução correta do atendimento. Assim, haverá eficácia na prevenção de acidentes. Conclusão: Considera-se importante que a orientação em primeiros socorros a pessoas leigas no assunto, seja difundida de forma ampla no âmbito escolar. Os docentes almejam por mais qualificações e reciclagem de seus conhecimentos nesta área, pois através de treinamentos, existe a possibilidade de se efetuar um socorro imediato, preciso e adequado, evitando o agravamento da vítima.