Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PLANEJANDO A RELAÇÃO DE MENTORING ENTRE ESTUDANTES E ENFERMEIROS GERENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
THAIS DE FÁTIMA ALEIXO CORREA (Relator)
LUÍSA DE NAZARÉ FERNANDES TAVARES
EDNA CRISTINA VIEIRA CONCEIÇÃO
JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Nos últimos anos, práticas de orientação e desenvolvimento profissional nas organizações tem sido empregadas com maior frequência, uma destas é o mentoring, definido como uma relação de troca de conhecimento dos sujeitos, que facilita o desenvolvimento pessoal entre mentor e mentorado, no sentido de aumentar as competências atuais e se estender para o futuro em termos de carreira profissional. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes em Enfermagem no planejamento de uma relação de Mentoring em um hospital universitário da Região Norte do Brasil. Método: Trata-se de relato de experiência inserida no Projeto de Extensão “Introdução de Ferramentas Estratégicas para Gestão de Pessoal de Enfermagem em Hospitais de Ensino”. A relação de mentoring foi planejada para ocorrer da seguinte maneira: cinco enfermeiros (mentorados) serão indicados pela chefia de enfermagem e duas estudantes e uma professora (mentores) irão conduzir a relação; o processo será dado a partir da elaboração de planos de ações feitos pelos enfermeiros, no qual serão acompanhados pelas mentoras de acordo com que essas ações irão sendo implementadas; elaboração de documentos: diário de mentoring, cronograma, ficha de dados que compreenderá as informações dos enfermeiros; ficha de agendamento do encontro para programar os encontros; lista de frequência dos encontros e a ficha de acompanhamento de mentoring para avaliar o andamento dos acordos seguidos com as perguntas: “Foi realizado o cumprimento do plano? Se não realizado, o que aconteceu?”, “Que ferramenta de Coaching foi utilizada?”, “Quais as principais dificuldades sentidas?”, “Metas e Ações?”, “Temáticas abordadas neste encontro”, “Principais sugestões”. Resultados: O planejamento da relação a ser estabelecida entre mentores e mentorados possibilitou acréscimo ao conhecimento dos estudantes, proporcionando a concepção da importância que existe nesta relação de partilha de conhecimento entre aquilo que é ensinado dentro das academias e aquilo que realmente é colocado em prática dentro das instituições. Ao elaborar os documentos e experenciar o planejamento desta relação foi possível ter o entendimento do quanto as ações como planejar, articular e se envolver com comprometimento favorece incentivos na futura vida profissional dos estudantes e uma busca de atualização dentro do campo de trabalho. Conclusão: É notória a importância da experiência vivenciada, pois acrescentou ao conhecimento teórico-prático dos estudantes.