Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM ARCO DE MAGUEREZ NO CENTRO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autores
KEZIA CRISTINA BATISTA DOS SANTOS (Relator)
TAMIRES BARRADAS CAVALCANTE
ALINNE SUELMA DOS SANTOS DINIZ
SAMIA CARINE CASTRO DAMASCENO
CAMILA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO SILVA
ÉDIPO LUAN DE CARVALHO CAMINHA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Metodologia da Problematização (MP) é apontada como alternativa para introduzir modelos inovadores nos mais diversos campos de atuação, pois utiliza problemas como estratégia de ensino-aprendizagem, resultando em uma aprendizagem significativa. A primeira referência para a MP é o método do arco de Charles Maguerez. Na utilização desse método o ponto de partida é a realidade, o cenário no qual se está inserido e onde os vários problemas podem ser vistos e identificados, encontrando-se assim, a possibilidade de solucioná-los, transformando a realidade. O método do arco foi aplicado dentro do tema “Segurança Cirúrgica”, por este ainda se constituir uma grande preocupação na saúde pública mundial, devido as altas taxas de eventos adversos perioperatórios e mortalidade no mundo. Objetivo: Relatar a experiência do uso da MP com apoio do arco de Maguerez nas dificuldades da adesão do check-list de cirurgia segura em um centro cirúrgico oftalmológico de um hospital universitário, bem como os resultados alcançados. Metodologia: A experiência se deu no centro cirúrgico oftalmológico de um hospital universitário do nordeste brasileiro, no ano de 2016. Foram implementadas as cinco etapas do arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipótese de solução; 5. Aplicação à realidade - prática. Resultados: A experiência resultou no desenvolvimento do pensamento crítico por parte da equipe, aperfeiçoou a compreensão da execução e importância da lista de verificação de cirurgia segura, bem como a mudança da realidade, o que consequentemente proporcionou melhora da qualidade da assistência nos serviços prestados aos clientes, bem como o fortalecimento das relações entre equipe multiprofissional. Cada etapa do check-list foi efetuada pelo profissional responsável pelo setor com auxílio dos demais profissionais da equipe, envolvendo o período desde a admissão, período intraoperatório até a saída do paciente para a sala de recuperação pós-anestésica, concluindo, assim, todo o ciclo de preenchimento da lista de verificação padrão do setor. Foi observado que de fato a aplicabilidade da proposta foi realizada de acordo com o que foi sugerido e acordado por toda a equipe. Conclusão: O arco de Maguerez mostrou-se uma ferramenta educacional efetiva, que permitiu valorizar a prática cotidiana e enriqueceu o processo de construção de conhecimento.