Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título DIFERENTES ÓTICAS SOBRE A VISITA DOMICILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA EM UM PROJETO CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ALISON MALHEIROS DE CASTRO (Relator)
JÉSSICA PACHECO DA COSTA
GUSTAVO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: entendendo a favela como território de múltiplas realidades, pensou-se em uma proposta de intervenção cultural após visitas domiciliares, rodas de conversa e articulações com a equipe da estratégia de saúde da família e com lideranças locais, verificada a carência de projetos na região. Objetivo: relatar a experiência da participação em visitas domiciliares com a equipe de médicos e agentes comunitários com a proposta de conhecer a realidade do território sob uma perspectiva sociocultural, diferente do viés biológico normalmente utilizado. Método: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado com a equipe de médicos e agentes comunitários de uma Clínica da Família em conjunto com lideranças e moradores de uma favela do Rio de Janeiro, que integra o projeto do NUTES/UFRJ intitulado Educação, Saúde e Cultura na Favela, em 2017. Foram desenvolvidas atividades de conhecimento do território através do acompanhamento de visitas domiciliares juntamente com os profissionais da equipe, rodas de conversa sobre impressões dos participantes do projeto, discussão de textos como “A Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire e “Microfísica do Poder” de Foucault correlacionando com a realidade da favela, reuniões em conjunto com a equipe médica e com os agentes comunitários e reuniões para elaboração da intervenção no território. Foram pensadas ações com temáticas envolvendo temas emergentes desses encontros. Resultados: durante as visitas e os encontros com a equipe profissional, foi observado a carência dos moradores em relação a ações de empoderamento, sobretudo com temáticas envolvendo a violência de gênero, além de aspectos como depressão e questões relacionadas ao saneamento básico e a arquitetura local. O projeto nos proporcionou ampliar o olhar diante da favela, observando-a sobre perspectivas sócio-econômico-culturais, divergindo do prisma clínico que a graduação na área biomédica nos incita. Considerações finais: salienta-se a importância do desenvolvimento de ações educativas e atividades que fortaleçam a cultura local, como forma de empoderamento e de expressão desses moradores. Além de ressaltar a importância de tal projeto voltado a aspectos não somente biológicos para graduandos de ciências biomédicas, pois nos leva a compreender o ser humano de forma ampla, levando em consideração o meio em que está inserido e como aquilo pode afetar a sua saúde física e mental, formando assim profissionais mais completos e críticos.