Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: VALORIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS
Autores
ERICKA HOLMES AMORIM (Relator)
ROZILEIDE MARTINS SIMÕES CANDEIA
HEBE JANAYNA MOTA DUARTE BEZERRA
JOSÉ MADSON MEDEIROS SOUZA
LUCIANA FERREIRA DE SOUZA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Da necessidade de se ampliar o olhar sobre a formação profissional em saúde, observando os princípios do Sistema Único de Saúde, as metodologias ativas de ensino capacitam o aluno para além dos bancos da academia, efetivando sua aptidão para planejar e implementar ações que vão além do domínio técnico-científico. Através da aquisição de conhecimentos de modo ativo, o discente desenvolve novas habilidades, produzindo novos significados na construção da sua identidade profissional. Esse processo de aprendizagem significativa inova o olhar do profissional de saúde em formação, influenciando diretamente na sua prática assistencial. Objetivo: relatar a experiência vivenciada na docência com o uso de metodologias ativas que valorizam a aprendizagem e formação do enfermeiro por competências. Metodologia: trata-se de um estudo de reflexão acerca do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem baseado em competências, vivenciada por professores de uma instituição de ensino superior de referência no município de João Pessoa - PB. Esta reflexão partiu dos momentos de reuniões no semestre de 2018.1, onde eram discutidas as metodologias ativas para o ensino e assim se observou a necessidade de compartilhar tais achados. Resultados: o referido curso de enfermagem utiliza diversas metodologias ativas no seu processo de ensino, dentre elas tem-se: estudos de casos, simulações realísticas, aprendizagem 3.0, sala de aula invertida, aprendizado baseado em times (TBL), aprendizado baseado em problemas (PBL). O uso dessas e outras metodologias tem refletido significativamente no aprendizado dos discentes uma vez que a proposta é colocar o aluno no centro e co-autor do seu aprender. Dessa forma o discente se enxerga como sujeito do seu processo de aprendizado. Conclusão: as metodologias ativas são imprescindíveis às novas demandas da educação e mercado de trabalho, uma vez que as exigências para com os novos profissionais têm aumentado, principalmente em busca de enfermeiros com características diferenciadas, resolutos e ágeis. Para tanto, não se pode pensar em processo de ensino sem que o aluno seja o autor e o principal responsável pelo seu aprendizado; sendo alcançado por meio do uso de metodologias ativas de ensino.