Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS
Autores
ERICKA HOLMES AMORIM (Relator)
SÉRGIO RIBEIRO DOS SANTOS
ROZILEIDE MARTINS SIMÕES CANDEIA
ALINE FREIRE FALCÃO
LARISSA TARGINO SOARES DE LUCENA
LUISE VITÓRIA ARAÚJO DE ALMEIDA
JOÃO AGNALDO DO NASCIMENTO
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O ensino representa uma importante estratégia para o desenvolvimento socioeconômico de um país. Na atual conjuntura é perceptível a busca pelas raízes e referenciais pedagógicos pelos docentes, desafiados pelas pedagogias libertadoras no interesse de refletir suas práticas de maneira mais engajada com a educação em saúde. Dessa maneira é essencial o estudo das novas demandas de ensino e a sobrecarga e trabalho docente. Objetivo: Identificar a repercussão do uso da tecnologia da informação e comunicação no adoecimento por burnout. Metodologia: estudo de revisão bibliográfica, realizada em agosto de 2018, nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando os descritores: esgotamento profissional, tecnologia da informação, educação em enfermagem. Critérios de seleção: artigos publicados na íntegra, entre 2015 a 2018, nos idiomas inglês e português. Resultados: Os estudos encontrados retratam que as modificações ocorridas no mundo educacional têm apresentado intensidades e formatos variados, trazendo a ampliação do ensino em múltiplos formatos e gerando uma maior competitividade no mercado de trabalho. A tecnologia da informação e comunicação (TIC) funciona como uma ferramenta que ajuda o estudante a adquirir competências essenciais para se formarem ágeis tomadores de decisões. O uso crescente de TIC, assim como da Educação à Distância (EaD) tem promovido amplas discussões a respeito da sua influência na formação de profissionais de saúde. Hoje, vive-se em um mundo modificado constantemente, no qual o campo tecnológico e midiático se reconstrói todos os dias, influenciando nos modos de ver, aprender, sentir e reagir dos seres humanos. Dessa maneira é válido pensar que o docente passa a ter mais exigências, necessitando de capacitações constantes para usar as novas TIC. Essas demandas podem ainda gerar uma sobrecarga de trabalho neste profissional e causar o adoecimento pelo trabalho, contraindo o burnout, uma vez que este tem total relação com a sobrecarga sofrida no trabalho. Conclusão: os estudos carecem de resultados que comprovem a associação da TIC com o burnout, por outro lado, é possível observar que a exigência de uma nova formação tem promovido sobrecarga de trabalho aos docentes, sendo este mais um fator que podem influenciar no adoecimento e esgotamento profissional.