Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título APLICANDO O PROCESSO DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM DEFICIT COGNITIVO E EPILEPSIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
BRENO DE SOUZA MOTA (Relator)
KAMILA LINS GIRÃO
ANDRÉ NASCIMENTO HONORATO GOMES
RAYSSA THAYS SANTANA DE SOUSA
FELIPE ALVES DE ALMEIDA
SÁSKIA SAMPAIO CIPRIANO DE MENEZES
ANA CAROLINA DE OLIVEIRA SOUZA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O envelhecimento da população brasileira tem sido estudado desde a década de 60 e estima-se que em 2025 o Brasil ocupará a 6ª posição com pessoas de 60 anos ou mais, mundialmente. As perdas cognitivas estão fortemente relacionadas à velhice, junto à incapacidade do cuidar dos familiares, aos idosos em situação de rua e internalizados. Ademais, subestima-se que a cada 100 mil idosos, 100 apresentem casos de epilepsia, os tornando propícios ao desenvolvimento de falhas na cognição. OBJETIVO: Relatar a experiência advinda de uma ação da LAMSAE (Liga Amazonense de Sistematização da Assistência de Enfermagem) junto ao PROASI (Programa de Atenção à Saúde do Idoso) durante visita domiciliar realizada a um idoso acompanhado pelo programa. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência de discentes ligantes a LAMSAE, procedentes de 7 distintas Instituições de Ensino Superior (IES) que aplicaram as etapas do Processo de Enfermagem (PE) em um idoso do PROASI, no município de Manaus-AM, semanalmente, no período de 12/06 a 05/07/2018. RESULTADOS: Orientados pela teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta (1979), foi realizado o histórico de enfermagem e encontrados 6 diagnósticos de enfermagem (NANDA 2018-2020): manutenção ineficaz da saúde, síndrome do idoso frágil, risco de solidão, dentição prejudicada, comunicação verbal prejudicada e ansiedade. Para os resultados esperados, utilizou-se os preconizados pela NOC (Nursing Outcomes): participar de atividades sociais, identificar formas saudáveis de lidar e expressar sua ansiedade e orientar a ingestão de nutrientes e líquidos adequada. Baseado nisto, obtiveram-se as seguintes intervenções de enfermagem orientadas pela NIC (Nursing Interventions): avaliação da função cognitiva (testes sensoriais e perceptíveis), educação em saúde ao cuidador sobre a diligência com paciente epiléptico, orientação quanto aos alimentos e à deglutição, adaptação ao uso do aparelho auditivo e desenvolvimento de interações sociais. Efetuaram-se evoluções de enfermagem que alcançaram resultados satisfatórios na assistência prestada. CONCLUSÃO: A aplicação do PE mostrou-se eficaz, pois viabiliza o manejo das funções neurofuncionais em pessoas da terceira idade e garante aos acadêmicos uma experiência ímpar relacionada ao processo de ensino-aprendizagem, ampliando a percepção do cuidado baseado em vivências e no entendimento holístico do ser humano, durante a academia e atuação profissional futura.