Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título   EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DISPOSITIVO PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Autores
EDITH MONTEIRO DE OLIVEIRA (Relator)
SOLANGE DE JESUS SANTOS
FREDERICO MONTEIRO DE OLIVEIRA
MARIANA CABRAL MASELLI OLIVEIRA
JÉSSICA MONTEIRO RODRIGUES
MANUELA GOMES CAMPOS BOREL
DENISE BARBOSA DE CASTRO FRIEDRICH
THAINARA LOPES DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Alicerçado no conceito de Educação Permanente, que em saúde, exerce relações orgânicas dentre o ensino, as ações e os serviços, integrando conhecimento, reflexão crítica e resolutividade no que diz respeito a clínica e a promoção da saúde coletiva, e considerando a singularidade do Agente Comunitário de Saúde (ACS) junto a equipe da Atenção Básica e a sua interface no contexto ambiental, na assistência social e educacional , o presente estudo tem por objetivo analisar a viabilidade da implantação de um projeto de intervenção com vistas à educação permanente dos ACS de uma Estratégia da Saúde da Família da Mesorregião da Zona da Mata Mineira. Trata-se de um estudo analítico, descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, a partir da revisão de literatura. Foi realizado uma pesquisa na base de dados SciELO com as seguintes palavras chaves: educação em saúde, álcool e drogas, no mês de agosto de 2018. Como critério de inclusão: resumo e textos completos disponíveis no idioma português, sendo excluído os estudos de língua estrangeira e que não atendam os objetivos deste estudo. Discute-se a relevância da implantação do Programa de Educação Permanente para ACS, à medida que foi observado o desconhecimento técnico para instrução dos pacientes ao considerar seu estado clínico, a complexidade na abordagem e orientação da população, o que gerou uma lacuna na orientação voltada para as condições crônicas prevalentes e de grande magnitude. Assim sendo, à luz da literatura pertinente, a inserção do conhecimento aos ACS, com embasamento teórico e prático, de forma permanente e gradual, com a disposição de ferramentas capazes de auxiliar as relações estabelecidas pelos ACS junto à comunidade, afetará diretamente a população adscrita, ao passo que, trará empoderamento ao indivíduo a partir da compreensão de sua condição de saúde, melhorando assim os indicadores de saúde e a qualidade de vida da comunidade. Todavia infere-se que atuando os ACS como educadores da comunidade e considerando as demandas identificadas, a busca da cognição entre os profissionais da equipe e da literatura referenciada, torna-se evidente a viabilidade da implantação do programa de educação permanente para os ACS.