Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ENFERMAGEM NO PLANEJAMENTO FAMILIAR: EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA
Autores
THAIS CRISTINA DA SILVA (Relator)
RITA DE CÁSSIA BARBOSA VIEIRA
TAIS MASSOTI LORENZETTI FORTES
THALITA LIMA OLIVEIRA SERRANO
RENATA LAROCCA MORETTI
WILSON GOMES VIEIRA
MELANIA APARECIDA BORGES
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
O planejamento familiar é um direito de mulheres, homens e casais e está amparado pela Constituição Federal, em seu artigo 226, parágrafo 7º, e pela Lei 9.263, de 1996, que o regulamenta. Cabe ao Estado prover recursos educacionais e tecnológicos para o exercício desse direito, bem como profissionais de saúde capacitados para desenvolverem ações que contemplem a concepção e a anticoncepção. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 120 milhões de mulheres em todo o mundo desejam evitar a gravidez. Por isso, a Lei do Planejamento Familiar foi desenvolvida pelo Governo Brasileiro, com o intuito de orientar e conscientizar a respeito da gravidez e da instituição familiar. Este trabalho tem como objetivo desenvolver material didático e esclarecedor sobre planejamento familiar, contracepção, gravidez e cuidados com recém-nascidos, verificando as dúvidas mais comuns com o intuito de saná-las. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de campo com intervenção educacional em saúde. Foram realizadas 4 palestras para 180 jovens entre 15 a 19 anos sendo abordado assuntos sobre direitos sexuais, anatomia do sistema reprodutor feminino e masculino, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e cuidados com o recém-nascido, através de slides, materiais da Clínica de Saúde UNIP, dinâmicas e momento de bate papo. As perguntas que foram surgindo eram anotadas, separadas por tópicos e respondidas imediatamente após as palestras. Como resultados surgiram 31 perguntas, 68% sobre Fisiopatologia do Sistema Reprodutor, 29% sobre Métodos Contraceptivos e 3% sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, sendo todas acrescentadas em uma cartilha. Conclusão: Conclui-se que a tabulação das perguntas divididas em 3 temas, permitiu a melhor visualização dos dados e apuração dos mesmos, evidenciando diante dos resultados que o público alcançado não tem muito conhecimento no que se trata de Planejamento Familiar, ou seja, apesar do fácil acesso a recursos tecnológicos, a informação na internet, perguntas básicas são apresentadas, causando assim grande preocupação. Dada à importância do assunto, é necessário o desenvolvimento de vínculo com um educador de saúde, como o enfermeiro, bem como o acesso a um ambiente acolhedor para esclarecer dúvidas e agregar informações necessárias no que se trata de planejamento familiar, facilitando o acesso a educação em saúde e garantindo seu direito reprodutivo.