Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título SENTIMENTOS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR
Autores
MÁRCIA GABRIELA GOMES NASCIMENTO (Relator)
NAYARA PIRES NADALETI
ZÉLIA MARILDA RODRIGUES RESCK
SUELI DE CARVALHO VILELA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Dissertação

Resumo
Introdução: a universidade é um ambiente que exige muito dos acadêmicos e essa carga de responsabilidade pode elevar a probabilidade de problemas relacionados à saúde mental ou de intensificá-los, quando já existentes. Na área da Enfermagem existe um nível elevado de sofrimento psíquico entre os estudantes do curso comparado a acadêmicos de outras áreas. Sendo o estágio curricular um período propício ao sofrimento e crises, logo, se torna importante conhecer a vivência do aluno neste momento, apreendendo sobre quais são seus sentimentos, de maneira que se possa auxiliá-los a passar por este período com menos agravos possíveis e contribuindo para a sua saúde mental. Objetivo: compreender os sentimentos dos acadêmicos de Enfermagem durante o Estágio Curricular Obrigatório. Método: pesquisa qualitativa com referencial teórico metodológico da Fenomenologia: descrição, redução e compreensão, e analisada sob a ótica de Heidegger. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2016, utilizou-se da técnica de grupo focal, com 13 acadêmicos na Escola de Enfermagem de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Resultados: emergiram nos depoimentos sentimentos de insegurança, medo, cobrança pessoal, solidão, angústia, alegria, felicidade e tristeza. Conclusão: a maturidade psicológica e algumas características pessoais serão fatores que facilitarão a vivência e compreensão desses sentimentos, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. A universidade, conhecendo essas experiências, pode também contribuir com estratégias para amenizá-las, auxiliando na promoção de saúde mental.