Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A ABORDAGEM PROBLEM BASED LEARNING EM UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: ELEMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE
Autores
WANHINNA REGINA SOARES DA SILVA (Relator)
SEBASTIÃO RODRIGUES MOURA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Monografia

Resumo
A educação profissional na área da saúde tem colocado por anos o enfermeiro como protagonista. Estudos apontam que o ensino profissionalizante deve tornar-se menos tecnicista por meio do processo de ensino-aprendizagem mais reflexivo por parte dos docentes, formando alunos críticos e emancipados da sua própria construção do conhecimento. Seguindo no sentido contrário do ensino tradicional, a Problem Based Learning (PBL) surge como uma quebra de paradigma no ensino, que levará os alunos a identificarem suas necessidades reais de aprendizagem. O presente estudo objetiva analisar os elementos didáticos, bem como as limitações da prática docente, nas sessões tutoriais da PBL no Curso Técnico em Enfermagem. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, consiste em uma pesquisa narrativa (auto)biográfica na qual realizou-se uma reflexão sobre a prática docente do autor deste trabalho, nas sessões tutoriais da disciplina de Anatomia Humana, em uma escola privada de ensino profissionalizante. Assim, o uso do verbo flexionado em primeira pessoa do singular nos resultados deste trabalho, é justificado pelo fato do uso da abordagem metodológica (auto)biográfica, e não se trata, portanto, de erro na redação ou incoerência, mas destaca a minha postura enquanto enfermeiro-professor-pesquisador da própria prática. Foram destacadas observações e registros do diário de docência, analisados por meio da abordagem metodológica Análise Textual Discursiva (ATD), onde foram unitarizados os elementos comuns, posterior categorizados e agrupados em eixos analíticos. Dessa maneira os elementos da prática docente analisados foram: valorização do profissional enfermeiro docente; planejamento didático; avaliação da aprendizagem; e, limitações da aplicação da abordagem PBL. Percebi em minha prática limitações causadas pela desvalorização profissional, e dificuldade no planejamento e na avaliação da aprendizagem por falta de formação didática. Contudo, verifiquei que as sessões tutoriais agregaram sentido as aulas e sistematizaram minha prática desde o planejamento a avaliação do aluno. Portanto, a formação pedagógica deficiente do professor da saúde dificultou sua propriedade aos elementos didáticos. Agregado a isto, a desvalorização profissional, inexistência de planos de cargos e carreiras e falta de estrutura nas escolas privadas tem limitado a prática docente conforme também aponta a literatura. Todavia, a abordagem PBL colaborou para a ressignificação de sua prática.