Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA
Autores
NALMA ALEXANDRA ROCHA DE CARVALHO POTY (Relator)
MARIA JOARA DA SILVA
ANDERSON DA SILVA SOUSA
JÉSSICA DE MOURA CAMINHA
ISABELA MARIA MARIA MAGALHÃES SALES
SILVANA SANTIAGO DA ROCHA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Brincar é uma atividade inerente ao comportamento infantil e essencial ao bem-estar da criança, pois colabora efetivamente para o seu desenvolvimento físico/motor, emocional, mental e social. A brincadeira pode ser uma importante fonte de comunicação, pela qual a criança exprime sentimentos como angústia, ansiedade, dor, alegria, agressividade e novas experiências. OBJETIVO: Retratar, por meio da literatura, a importância da utilização do brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Lilacs, Scielo e Medline, no período de julho de 2018, utilizando-se os descritores: comportamento da criança; criança hospitalizada; brinquedo. Incluíram-se artigos na língua inglesa, espanhola e português, textos disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e 2018. RESULTADOS: Foram selecionados 13 artigos para compor a amostra do estudo. Constatou-se que a utilização do brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada mostra sua importância ao possibilitar condições para que a criança possa entender e aceitar melhor o que está se passando com ela. O processo doloroso experimentado por essa faixa etária durante a hospitalização torna-se menos sofrível quando elas brincam e dramatizam a situação. Ao brincar, a criança terá um meio seguro de expressar verbal e não verbalmente suas emoções, preocupações e percepções em relação à experiência de hospitalização, e não irá se sentir impotente diante dessa realidade. Temos que entre as diversas formas de comunicação com a criança, o brinquedo mostra-se como uma das mais eficientes, pois proporciona: diversão, relaxamento, diminuição da ansiedade e meio de expressar os sentimentos. A compreensão da necessidade da criança brincar, como necessidade básica, é essencial ao pessoal hospitalar para que o brinquedo seja valorizado e não seja considerado apenas como uma atividade a mais. Desse modo, as atividades com o brinquedo terapêutico devem ser parte integrante do cuidado de enfermagem, no qual o lúdico contribui para um melhor, mais tranquilo e seguro esclarecimento do processo de hospitalização. CONCLUSÃO: Foi possível identificar a relevância da utilização do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança, com a qual se tem melhor aceitação ao tratamento e redução dos efeitos traumáticos da hospitalização, colaborando com a humanização da assistência ao paciente e sua família.