Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA LIGA ACADÊMICA PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Autores
ANDRE NASCIMENTO HONORATO GOMES (Relator)
BRENO DE SOUZA MOTA
CIRO RODRIGO RABELO DA MATA
FELIPE ALVES DE ALMEIDA
NÁTALIA RAYANNE SOUZA CASTRO
RAYSSA THAYS SANTANA DE SOUSA
SÁSKIA SAMPAIO CIPRIANO DE MENEZES
MIRELLY TAVARES FEITOSA PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Uma liga acadêmica confere aos discentes responsabilidades e deveres que influenciam sua capacidade cognitiva e os permite ir além do ambiente da graduação, possibilitando um envolvimento ativo com as temáticas abordadas em grupo, além de instigar o desenvolvimento de pesquisas, estudos e experiências que poderão ser aplicados para com a sociedade de modo relevante na promoção de educação. OBJETIVO: Relatar as experiências vivenciadas por discentes integrantes de uma Liga Acadêmica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência referente à participação na Liga Amazonense de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LAMSAE), da Universidade Federal do Amazonas, durante o período de abril a agosto de 2018. Dentre os participantes da liga destacam-se alunos de enfermagem de sete diferentes Instituições de Ensino Superior do Estado do Amazonas. As atividades realizadas foram baseadas em reuniões semanais, dirigidas pela diretoria da LAMSAE, com a participação dos docentes coordenadores, para o planejamento das atividades, tais como Palestras, Rodas de conversa e Oficinas (“Impacto SAE”), panfletagem no dia mundial do enfermeiro (12/05), visitas domiciliares junto à comunidade assistida pelo Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PROASI), além de outras ações comunitárias envolvendo o Processo de Enfermagem (PE) e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Com a implementação das atividades propostas, notou-se um impacto positivo no estabelecimento de parcerias entre instituições de saúde e a universidade, além de promover o enriquecimento do conhecimento sobre o PE e a SAE no âmbito acadêmico e profissional, repercutindo na prestação de uma assistência de enfermagem de qualidade atrelado a produção científica sobre a atuação da enfermagem no contexto amazônico. CONCLUSÃO: A experiência trouxe aos acadêmicos a importância de incentivar a criação e implementação de outras ligas acadêmicas visando construir o processo de ensino-aprendizagem na vida dos discentes de forma ativa, participativa e científica, além do ambiente de graduação, possibilitando uma maior interação com a sociedade e permitindo a construção de uma formação com potencial transformador na futura atuação profissional.