Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIA DE USO DA MÚSICA ENTRE USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Autores
GABRIELLE RIBEIRO DUARTE (Relator)
JULIANA OLIVEIRA DE CASTRO
ROZEMERE CARDOSO DE SOUZA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A música pode possibilitar vivências e lembranças antepassadas, estimulando a memória afetiva, emocional, e um ambiente confortável e relaxante para o entretenimento criativo e minimizador de possíveis incômodos. Desse modo, a inserção da musicoterapia com usuários do CAPS é uma estratégia didático-pedagógica que possibilita humanizar e dinamizar o cuidado em saúde. Objetivos: Relatar a experiência vivenciada por estudantes de Enfermagem com uma oficina de karaokê aplicada a usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Ilhéus-Bahia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizada no CAPS II, do município de Ilhéus, sobre a execução de uma oficina de karaokê desenvolvido durante a Prática Supervisionada de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. A oficina ocorreu no mês de junho de 2016 no turno matutino do serviço, com duração de 3 h. Participaram da oficina 15 usuários, 10 do sexo masculino e cinco do sexo feminino, em idade entre 20 a 60 anos. Inicialmente houve um acolhimento e convite para participarem da oficina, após isso os usuários escolheram a música e cantaram com entusiasmo, interagindo entre si, com os profissionais e estagiários. Após todos cantarem, realizou-se uma roda de conversa acerca das percepções e impressões produzidas durante a oficina. Resultados: Percebeu-se que a estratégia foi bem aceita pelos usuários, pois apresentaram expressões de alegria e tristeza a depender da escolha, ritmo e harmonia da melodia. Nesse sentido os usuários manifestaram sentimentos, emoções, afloraram suas habilidades cognitivas e artísticas, bem como a integração interpessoal com os envolvidos. Além disso, evidenciou-se a timidez e introspecção de alguns participantes fazendo com que descontinuassem a ação. Para os estudantes, a oficina despertou o potencial da música como recurso terapêutico em saúde mental, ao criar ambiente terapêutico e acolhedor, bem como conhecer parte das singularidades de cada usuário. Ademais, a integração dos usuários, estudantes e profissionais mostrou-se relevante na desconstrução de preconceitos e paradigmas criados socioculturalmente sobre esses sujeitos. Conclusão: Torna-se necessário implementar a musicoterapia nos CAPS, pois este recurso terapêutico colabora para o processo de reabilitação psicossocial, bem estar, humanização, integração com a equipe de saúde e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida desse público.