Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A PREVENÇÃO DE AFOGAMENTO COM ESCOLARES EM BELÉM-PA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
TAINARA CRISTINA LOPES BASTOS (Relator)
ANDERSON JÚNIOR DOS SANTOS ARAGÃO
ANTONIO MONTEIRO DA SILVA FILHO
ELCIANE CALANDRINO MARTINS
ELIANNY SOUSA SILVA
MARIANA SOUZA DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O Projeto Socorristas na Escola, Núcleo Pará (2018), baseia-se no modelo britânico (First aid education for children) e australiano (First Aid Schools Program) de educação em primeiros socorros para crianças nas escolas cuja visão é que qualquer pessoa pode executar primeiros socorros, desde que seja instruído e a escola é o local propício para o ensino. O território hidrográfico paraense abrange uma área de 1.253.164,5km2, sendo a vivência da população muito próxima a praias, rios e igarapés, abordar o tema afogamento é essencial, logo constitui um dos tópicos de prevenção a acidentes com escolares, pois tal fatalidade é a segunda mais recorrente como causa de morte de crianças entre 0 e 9 anos de idade. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de ações educativas sobre afogamento para crianças no ambiente escolar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, onde 6 acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior, inseridos no Projeto “Socorristas nas escolas” realizaram uma ação educativa em 2 escolas da rede pública, com um total de 45 crianças de 6 a 10 anos, cursando entre 1º ano e 5º ano, do ensino fundamental, para o desenvolvimento da atividade foi utilizado fantoches, desenhos, lápis de cor, e um personagem de super-herói (super nina) cujo o intuito foi facilitar o vínculo com as crianças e criar uma referência para potencializar o desenvolvimento e participação das atividades. Procedeu-se uma encenação de situações de afogamento em piscinas e praias, as técnicas que as crianças poderiam fazer nessas situações, a sinalização adequada nesses locais para orientar banhistas, além de estimular que elas compartilhassem situações já vivenciadas e realizassem uma atividade de pintura como método avaliativo. Resultados: As atividades contribuíram para um melhor entendimento da temática que foi facilitado pelo uso de metodologias lúdicas, onde a criança aprende brincando sobre a prestação de assistência imediata e prevenção, ao final da ação foi perceptível, através da atividade de pintura, a assimilação do tema proposto e das práticas preconizadas na prevenção de afogamentos e acidentes. Conclusão: As ações que articulam o ensino e extensão possibilitaram novos conhecimentos, assim, neste Projeto de Extensão foi possível desenvolver habilidades em educação em saúde atrelando práticas de prevenção e promoção dentro do âmbito da enfermagem em urgência e emergência.