Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título REDE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE MARIA ARAGÃO: A VALORIZAÇÃO DA ENFERMAGEM E A PRESTAÇÃO DE CUIDADOS
Autores
LIDYANE SOUZA RIBEIRO (Relator)
RACHEL DE JESUS PIMENTEL ARAÚJO
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A experiência no exercício da Enfermagem Escolar permitiu compreender a relevância desta atividade na enfermagem. Assim, o enfermeiro escolar é colocado como desencadeador das ações em saúde, proporcionando a criação de espaços de educação em saúde na escola ressaltando os princípios norteadores da promoção e seus valores éticos como: a vida, a solidariedade, a equidade e a cidadania e uma série de estratégias que visam concretizar a cooperação e as parcerias1. Objetivo: Demostrar a atuação do enfermeiro no ambiente escolar, através dos procedimentos e das práticas educativas na promoção de saúde e analisar a necessidade de tal profissional nesse molde de atuação. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado pelas enfermeiras das Unidades Plenas (São Luís, Bacabeira, São José de Ribamar, Axixá, Timon, Coroatá e Pindaré-Mirim) durante o ano de 2017, de acordo com o calendário acadêmico de cada Unidade. Resultado: O trabalho da Rede de Educação em Saúde está baseado no Plano de Trabalho Anual – PTA. No ano de 2017, foram realizadas 153 ações beneficiando quase 17 mil pessoas, isso tudo com grandes parcerias firmadas dentre elas: UEMA, UFMA, SESC Saúde, SESI, SENAI, Instituto Embelleze, Coordenadoria Estadual da Mulher, Tribunal de Justiça do Maranhão, Secretarias Municipais de Saúde, CRAS,etc. Realizamos também quase 3 mil procedimentos (primeiros cuidados) tais como: nebulização, aferição de P.A, teste de glicemia, verificação de temperatura, dentre outros. Os resultados alcançados vem mostrar a importância da enfermagem no ambiente escolar pelo saber orientar, escutar, trabalhar de maneiras diferentes, indagar, quebrar mitos que prejudicam a saúde, fortalecer boas ideias, ter a percepção do que a comunidade escolar que se atende precisa saber. Conclusão: A Rede de Educação em Saúde do IEMA pretende materializar a implantação de profissionais de saúde dentro do ambiente escolar , onde esses profissionais assumem o protagonismo e a responsabilidade pela coordenação do cuidado dos escolares, na construção de um território mais saudável, de uma comunidade mais saudável, de uma escola mais saudável, fortalecendo as múltiplas instâncias de controle social e o compromisso de todos em agir em defesa da vida.1. RASCHE AS et al .Enfermagem escolar e sua especialização: uma nova ou antiga atividade. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, 2013.