Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO COM A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PEDIÁTRICO: UMA RODA DE CONVERSA
Autores
KARINA CRISTINA PINHEIRO OLIVEIRA (Relator)
GILCYNARA MARIA DE CAMPOS MOURA
SHEILA BARBOSA PARANHOS
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: No cotidiano das práticas hospitalares em unidades de internação pediátrica presencia-se que a criança hospitalizada sofre traumas, relacionados à saída do ambiente familiar, ao convívio com pessoas estranhas e aos procedimentos dolorosos realizados. Tendo em vista essa realidade, é essencial que os profissionais responsáveis por assistir pacientes pediátricos sejam capazes de utilizar ferramentas capazes de amenizar traumas e a ansiedade, tais como o lúdico. Contudo, durante as práticas pediátricas os acadêmicos, muitas vezes, não vivenciam a utilização desse instrumento, porém compreendem sua importância às crianças. OBJETIVO: Debater quanto à essencialidade do lúdico na assistência pediátrica através do compartilhamento de vivências acadêmicas e artigos científicos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. A roda de conversa se deu no dia 18 de junho de 2018, na faculdade de enfermagem da Universidade Federal do Pará das 14:00 às 17:00 horas, tendo como integrantes alunos de enfermagem de variados semestres. Antecipadamente os participantes receberam um artigo com a temática do lúdico na assistência de enfermagem pediátrica. Durante a discussão foi utilizada uma metodologia ativa, que foi dividida em quatro momentos: primeiro os participantes receberam uma folha em branco e escreveram uma palavra referente ao que era mais relevante no artigo lido, em seguida trocaram as folhas entre si, posteriormente cada um expressou suas vivências e opiniões quanto ao tema, assim como compartilharam os artigos que trouxeram para o debate e por último cada um abriu o papel que estava em sua mão e descreveu sua compreensão acerca do porquê o colega escolheu determinada palavra. RESULTADOS: Através da roda de conversa foi possível a troca de vivências entre acadêmicos de variados semestres, o que nos levou a depreender que as práticas hospitalares nos hospitais nos quais os acadêmicos atuam pouco se utilizam do lúdico como mecanismo capaz de favorecer a estadia da criança internada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desenvolvimento de momentos que promovem troca de experiências como a roda de conversa aqui descrita, é de suma importância na construção do carácter profissional dos acadêmicos como futuros enfermeiros atuantes na pediatria. Bem como, são momentos capazes de potencializar o protagonismo dos acadêmicos através da utilização do lúdico na assistência pediátrica.