Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA ASSISTÊNCIA PEDIÁTRICA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO PARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
TAINARA CRISTINA LOPES BASTOS (Relator)
ANDRESSA TAVARES PARENTE
ANTONIO MONTEIRO DA SILVA FILHO
DENISE NASCIMENTO DA COSTA
ELCIANE CALANDRINO MARTINS
GLAUCIANE GOMES DA SILVA
YASMIN BRABO DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O ato de brincar está inserido entre as atividades diárias da criança e se constitui como um importante instrumento de socialização, aprendizado, desenvolvimento psicomotor, alívio de estresse, além de desenvolver a imaginação, a criatividade e afetividade. A criança, mesmo quando hospitalizada, deve ser incentivada a exercer um desenvolvimento social, emocional e intelectual, e um recurso utilizado são os instrumentos lúdicos, que nesse âmbito não assumem apenas um papel de estímulo à diversão, mas uma alternativa educacional e terapêutica auxiliando no trabalho de enfermagem e a diminuir o estresse, o medo e a ansiedade1,2. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na assistência de enfermagem com o brinquedo terapêutico no preparo emocional para a realização do curativo em crianças hospitalizadas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de uma ação educativa como forma de socialização entre as crianças hospitalizadas entre 4 e 14 anos, a equipe de enfermagem, os familiares/cuidadores e os acadêmicos se deu a partir de requisito de avaliação para a atividade curricular enfermagem pediátrica no qual foi realizado no dia 08/05/2018, em um hospital público no qual um grupo de 6 crianças internadas foram reunidas e com o uso de materiais como boneca e material para curativo. Procedeu-se uma simulação do passo-a-passo da realização de um curativo de acesso central, partindo desde a lavagem correta das mãos até a oclusão do curativo, onde cada passo era desempenhado pelas crianças com orientações e explicação dos procedimentos pelos alunos e enfermeiros presentes. Resultado: A utilização do brinquedo terapêutico contribuiu no alívio do estresse e ansiedade em relação a prática do curativo, a redução do medo relacionado as etapas da intervenção e melhor aceitação ao procedimento, uma vez que se observa a relutância por parte das crianças na hora da realização do mesmo, o que acaba tornando um momento estressante, no qual a criança é tida apenas alguém passivo ao cuidado, pouco associando a necessidade de se realizar as trocas de curativo e a importância do mesmo no processo de recuperação para posterior alta. Conclusão: A prática assistencial com o brinquedo terapêutico é estratégia efetiva na redução do medo e ansiedade, evidenciada pela participação ativa das crianças e melhor compreensão do procedimento em questão.