Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título DESAFIOS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
Autores
LHAYS EMILLY DA SILVA MORAES (Relator)
ROSEANE DE OLIVEIRA
IVANEIDE FREITAS FARIA
CAROLINE DA SILVA DOLCI
THALISE YURI HATTORI
CLEIDE DANIELLE BENITES BRITZ
MARIA CLARA PEREIRA LEITE
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Uma das bases estruturadoras da sociedade é a comunicação, e na área da saúde esta se constitui uma tecnologia fundamental para o cuidado. No entanto, a comunicação em suas variadas formas perpassa a oralidade e incorpora aspectos que potencializam sua efetividade, em busca de melhor atenção e acolhimento. OBJETIVO: O estudo teve como objetivo relatar alguns desafios na realização de atividades educativas com estudantes com deficiência. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, sobre a vivência na realização de atividades educativas referente a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose. As atividades educativas ocorreram no mês de abril de 2018, em período diurno, com estudantes de 5 a 14 anos em uma escola de crianças e jovens com deficiência, durante período de aula, mediante autorização da direção da escola e professores responsáveis. RESULTADOS: Os estudantes envolvidos nas atividades possuíam deficiências de natureza física, mental, intelectual, sensorial ou múltipla, e por essa razão, o maior desafio percebido foi em relação à abordagem. Pois, essa prática exigia comunicação que possibilitasse entendimento da ação e dos procedimentos necessários para a realização da campanha, visto que, especialmente pessoas com deficiência intelectual apresentam alterações significativas em relação à velocidade de processamento de informações, bem como padrão mais tardio para classificação, memorização, associação e raciocínio comparados a outros estudantes sem deficiência. A partir disso, adotou-se estratégia de abordagem, do tipo individualizada, interativa, lúdica e com comunicação adequada ao grau de compreensão do estudante. Todavia, outro desafio observado foi a inassiduidade dos estudantes nessa escola, o que pode dificultar a continuidade e efetividade das práticas educativas, uma vez que, os professores dessa ambiência possuem poucas atividades voltadas às necessidades em saúde dos estudantes, e consequentemente não realizam o reforço cotidiano desses aprendizados em saúde. Assim, é importante que haja maior proximidade dos serviços de saúde nesses ambientes de ensino. CONCLUSÃO: A experiência junto a esses estudantes foi desafiadora e enriquecedora, principalmente porque durante a graduação de enfermagem essa vivência é pouco oportunizada aos acadêmicos, porém muito importante para a formação do enfermeiro.