Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE ESTRATÉGIA EMPODERADORA À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ANA VICTORIA ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS (Relator)
WAGNER FELIPE DOS SANTOS NEVES
KARINA CRISTINA PINHEIRO OLIVEIRA
VIVIANE ALBUQUERQUE FARIAS
VANESSA DE OLIVEIRA FREITAS
ANANDA OLIVEIRA FAGUNDES
GEYSE ALINE RODRIGUES DIAS
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Ao avaliar a mortalidade nacional observam-se elevados índices de mortalidade na população masculina. Apesar da maioria das mortes serem resultantes de causas preveníveis, elas ocorrem em um cenário onde a busca por serviços de saúde e o autocuidado são ações desvalorizadas pelo homem. Essa resistência baseada em questões históricas de gênero e problemas de acesso como os horários dos serviços de saúde incompatíveis com as atividades laborais tem reforçado o risco de adoecimento aos homens. Neste cenário, acentuam-se as neoplasias da próstata, o segundo câncer (CA) mais comum em homens. Assim, o CA de próstata torna-se um desafio para as políticas de saúde voltadas para o homem, por causa dos tabus existentes sobre a doença. Logo, é válida a inclusão do tema nas ações de saúde, com ênfase na prevenção, através da educação em saúde. Objetivo: Relatar experiência de ação educativa sobre o câncer de próstata na Atenção Primária à Saúde Metodologia: Trata-se de um texto descritivo, tipo relato de experiência, sobre uma ação educativa realizada em uma Unidade Municipal de Saúde (UMS) Belém-PA, onde foi abordado o “câncer de Próstata”, devido à carência de abordagens sobre a saúde do homem observadas no contexto. Para a ação foram criadas tecnologias educativas do tipo leve-dura, para facilitar a compreensão sobre o tema: uma maquete do aparelho reprodutor masculino, maquetes comparativas da próstata e também perguntas usadas como condutoras do diálogo. Iniciou-se o acolhimento dos usuários com apresentação dos discentes e o tema abordado. Em seguida, realizou-se uma exposição sobre o sistema reprodutor masculino e suas especificidades, com uso das maquetes. Logo após, com ajuda dos usuários sortearam-se perguntas que foram respondidas junto das dúvidas geradas pelos participantes durante a ação. Resultados: Esta atividade mostrou-se um importante espaço de troca de saberes e empoderamento dos usuários da UMS; As tecnologias educativas foram estratégias relevantes, garantindo a curiosidade e participação dos usuários; É valido citar que apesar do tema ser voltado para saúde do homem, as mulheres demostraram interesse sobre o assunto, postura importante que permite a propagação das informações na rede social da mesma. Conclusão: a educação em saúde dialógica visa à troca de saberes. Logo, esta ação fez-se relevante devido os déficits de conhecimento e os tabus que cercam os diálogos sobre a saúde do homem.