Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O EXERCÍCIO DA MONITORIA BASEADO NA FUNDAMENTAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA ENFERMAGEM
Autores
MACQUEIZI DOS SANTOS GONÇALVES DE ARRUDA (Relator)
MACQUEIZI DOS SANTOS GONÇALVES
ELAINE MIGUEL DELVIVO FARÃO
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Descritores:Mentores. Simulação de Doença. Enfermagem Introdução: A monitoria é o espaço onde o aluno experimenta um ambiente que proporciona liberdade para exercitar o conhecimento aprendido nas aulas.Assim pode desenvolver atividades diversificadas, trabalhar conforme seu ritmo de aprendizagem, sendo o número de horários disponibilizados baseado nas atividades práticas propostas no plano de ensino do professor. Ao utilizar a metodologia de Simulação Realística, o monitor estimula o desenvolvimento da consciência crítica do aluno baseado fundamentação teórica, por meio da simulação de um caso clínico. Esse processo é dinâmico, criando uma situação hipotética e incorporando uma representação autêntica da realidade, tendo a participação ativa do aluno, com a integração das complexidades do aprendizado prático e teórico sem o risco de causar danos ao paciente, pois trata-se de uma simulação de cenário.Objetivo: Relatar a experiência do exercício da monitoria baseado na fundamentação realística no ensino de enfermagem.Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o exercício da monitoria baseado na fundamentação realística no ensino de enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Coxim.Resultados:As monitorias de Fundamentos de Enfermagem ll são realizadas no Laboratório de Práticas de Saúde, os encontros são conduzidos, por meio da utilização de recursos como estudos de casos, teatralização, procedimentos e cenários clínicos, ambos baseados na bibliografia da disciplina e nas vivências dos monitores e professores. Dessa forma, o acadêmico vivencia cenários que preparam para a atuação tanto nos cenários reais de estágio, quanto no futuro campo de trabalho. O monitor adota uma postura de facilitador, identificando esforço, assiduidade, interesse e prontidão por parte dos alunos na busca da integralidade do cuidado nos mais diversos contextos e cenários clínicos criados. Neste exercício de aprendizagem, são utilizadas técnicas de teatralização e aplicação de casos vivenciados na realidade.Conclusões: A monitoria de fundamentos de enfermagem II assume papel de significativa relevância na aprendizagem, por meio das técnicas adotadas de simulação realística. Assim, a habilidade prática e o conhecimento teórico contribuem para maior autoconfiança e segurança do aluno, facilitando o aprendizado e contribuindo para uma carreira promissora.